O Instituto Nacional de Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas informou, hoje, que devido às fortes chuvas ds últimos dias, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, houve deslocamento de placas numa das secções do Canal Condutor Geral do Cafu.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
Atrair investidores para o mercado da moda, posicionar a industria têxtil e a promoção dos selos dos produtos feitos em Angola são os objectivos da 2ª Edição da Feira Internacional de Negócios da Moda e Têxtil que decorrerá de 27 a 30 do corrente mês, em Luanda.
Também designado por "AO International Trade Show” O projecto visa dar mais oportunidade a vários jovens artistas que queiram trabalhar e possam responder a demanda no mercado da moda, como artistas plásticos, ilustradores, designers, ilustradores, artesãs entre outros. Informou esta segunda-feira(24), em conferência de impressa no Palácio de ferro, Cláudia Mittler, a fundadora do projecto.
"Com
este evento queremos apresentar uma feira diferente em relação as outras onde
incluíam não apenas a moda mas outras actividades. Para isso criamos um Stand
onde os artistas e manequins poderão apresentar as suas criações”.
Segundo a Cláudia Mittler, Angola ainda é pioneira no ramo da moda e precisa dar
ao conhecer ao mundo a sua realidade. Por outro lado as dificuldades na
obtenção da matéria prima tornam os produtos mais caros e o acesso limitado.
"temos a Textang que produz os tecidos de algodão, mas também trabalhamos
com outros tipos de tecido como a seda o que não existe, e temos que encontrar
nos mercados internacionais".
A feira vai promover a interacção comercial entre as empresas, expositores e os
compradores de moda nacional e internacional.
Para uma melhor qualidade, Cláudia Mittler aponta a formação como a grande aposta no sector, por isso considera que a moda angolana ainda está longe da realidade devido a falta de escolas ou academias, assim como professores formados.
"o sector da moda deve ser reconhecido, e as pessoas saibam que nós ainda temos muito a fazer em comparação a muitos países da África nós ainda estamos muito longe da realidade da moda”.
"Hoje em dia aparece no mercado pessoas que falam de moda mais não têm um conhecimento sólido”. Observou e confessou que em 2016, desistiu de um projecto por falta de formadores.
Cláudia Mittler disse ainda ser importante o envolvimento e apoio institucional como o Ministério da Cultura e Turismo e o INAPEM(Instituto Nacional de Apoio as Micro Pequenas e Médias empresas).
Apesar da cooperação cultural com as embaixadas, deplora o facto de existirem
muitas dificuldades na aquisição do visto quando se pretende participar em
eventos fora do país.
Uma vez que a actual tendência são as marcas internacionais com foco na África
e nas suas raízes, Cláudia Mittler disse ser necessário investigar cada vez mais.
"é
preciso fazer o trabalho de campo, ir as praças e nas províncias procurar
talentos e fazer uma mistura de produtos artesanais com qualidade”.
Por isso apela aos artistas e designers a trabalharem com base nas
nossas raízes. "Contarem uma história da peça que vão trabalhar. Buscar os
nossos antepassados, visitar aos museus. Saber o que é que já se fez nas
gerações passadas”.
Nesta 2ª edição da Feira Internacional de Negócios da Moda e Têxtil estarão presentes a designers Lucrécia Moreira e a Elisabeth Santos para a interacção com a nova geração.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO governador provincial de Luanda, Manuel Homem considerou, esta sexta-feira, que os Centros de Emprego, que estão a ser revitalizados e modernizados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, servem para dar mais oportunidades aos jovens desempregados.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o desmantelamento de uma rede criminosa de funcionários bancários que facilitavam a introdução de dólares falsos no mercado nacional.
A Associação das Empresas Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera (AECIPA) assinou, na terça feira, um acordo de parceria com o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), para a realização de estágios profissionais dos licenciados da instituição nas diversas áreas do sector petrolífero.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.