Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
A Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA 2023) é uma janela de oportunidades para a promoção e desenvolvimento das potencialidades económicas, culturais e sociais de diferentes regiões do país, considerou, ontem, na cidade do Lubango, o ministro da Administração do Território.
Com a feira, disse, o Governo pretende criar espaços para a apresentação e exposição das potencialidades locais, promover a atracção do investimento privado sustentável e contribuir para o desenvolvimento económico e social dos municípios.
"A feira é uma boa oportunidade para o desenvolvimento local. É um momento de diálogo e de partilha. Dialogaremos, disponibilizando espaço para apresentar e expor os trabalhos desenvolvidos a nível local, para mostrar potencialidades económicas e sociais e divulgar os hábitos e costumes de municípios e cidades de Angola”, declarou.
O governante disse que o evento, a acontecer em simultâneo com a 9ª edição do Fórum Nacional de Municípios e Cidades de Angola, vai, também, promover hábitos e costumes de todos os povos dos municípios do país.
Dionísio da Fonseca referiu, também, que o certame serve de barómetro para avaliar a implementação dos projectos e programas do Executivo a nível local, bem como criar uma plataforma permanente de debate e diálogo entre os órgãos centrais e locais do Estado com a sociedade.
"Partilharemos criando parcerias entre municípios e cidades de Angola, captando as boas práticas de governação local, nacionais e estrangeiras, para aperfeiçoamento dos processos e metodologias de trabalho, promovendo o estabelecimento de parcerias entre os municípios com os investidores privados e com instituições públicas interessadas a municipalizar serviços”, adiantou.
O ministro convidou todos a participarem da feira. "Venham conhecer Angola, nossa terra, nossa Nação. Venham para conhecer as novas dinâmicas da governação local. Nos dias 10 e 13 de Agosto, a cidade do Cristo Rei receberá todos de braços abertos”, reiterou.
A Feira dos Municípios e Cidades de Angola é realizada no intervalo de dois anos, sob o lema "A vida faz-se nos municípios”. A última foi realizada em 2018, na cidade de Benguela. A pandemia da Covid-19 impediu a realização da 4ª edição, em 2020.
Troca de experiências
O governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi Dala, considera a Feira dos Municípios e Cidades de Angola um marco importante no calendário económico nacional, por reunir representantes das diversas localidades do país num ambiente propício para partilha e aprendizagem.
Nuno Mahapi Dala disse que a FMCA serve para a partilha de ideias, troca de experiências sobre dinâmicas de governação e de soluções para os desafios enfrentados nas comunidades, além de permitir estabelecer contactos, gerar parcerias duradouras, rumo ao desenvolvimento e progresso sustentável das localidades nacionais.
"Esta feira, marcada para Agosto, não será apenas um espaço para a apresentação de projectos e programas, mas também para consolidar boas práticas e fortalecer relações entre os diversos actores envolvidos na governação local. É, também, um momento para aprendermos uns com os outros”, disse o governador, que acredita "existirem soluções para os problemas comuns”.
"Os citadinos da Huíla, em geral, e do Lubango, em particular, aguardam com expectativa e, tal como o Cristo Rei, de braços abertos, para dar boas-vindas a todos os visitantes”, afirmou, antes de reforçar o convite para a participação massiva.
Detalhes desta edição
A 4ª edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola acontece no Estádio da Nossa Senhora do Monte, numa área de cinco mil metros quadrados. A feira tem confirmada a participação de 68 municípios, os 18 governos provinciais e todos os gabinetes ministeriais do Governo.
O presidente do Conselho de Administração do Grupo Arena, Bruno Albernaz, disse que a feira vai proporcionar espaço adequado para a exposição e diálogo num modelo atractivo.
Bruno Albernaz informou que o horário da exposição é das 10 às 20 horas e as conferências acontecem das 10 às 18 horas. A organização vai reservar espaço para a promoção da cultura nacional até às 22 horas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs funcionários e colaboradores da Edições Novembro participaram, esta quarta-feira, numa palestra sobre prevenção do suicídio no ambiente de trabalho com a psicóloga clínica Alice Conga, no âmbito das celebrações do Setembro Amarelo.
A circulação rodoviária no troço rua Friedrich Engels, está interdita nos dois sentidos, nos cruzamentos das ruas do 1.º congresso e do Quiban, no distrito da Ingombota, devido à reparação de um tubo com diâmetro nominal de 150 milímetros, soube, hoje, o JA Online.
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, realiza, neste momento, visita às várias obras de acesso ao Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na zona de Bom Jesus, em Luanda.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.