Cultura

Feira do Herói Nacional encerra amanhã em Viana

Uma Feira do Herói Nacional, inserida ao centenário do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, decorre desde quarta-feira e até amanhã, no município de Viana, em Luanda.

16/09/2022  Última atualização 07H45
Obras de arte que retratam feitos de Neto, Administrador de Viana na abertura da feira © Fotografia por: Edições Novembro

O evento conta com varias exposições artísticas e culturais, com destaque para mostras de obras literárias de Agostinho Neto, cestarias, roupas africanos e produtos higiénicos.

Na abertura da feira, o administrador Municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, destacou a figura do "Herói Nacional” como um homem que num contexto internacional bastante conturbado e num clima de extrema instabilidade interna de forma destemida e honrosa, ousou proclamar perante África e o mundo a Independência da República de Angola.

Realçou que nestes 100 anos de Agostinho Neto deve-se assumir o compromisso de honrar e perpectuar da melhor forma, o legado deixado pelo "guia imortal” e Fundador da Nação que tem sido divulgado pela fundação qual é patrono.

O administrador informou que em quatro anos de presidência, o Herói Nacional passou por vários pontos do país, hoje quase desconhecidos por muitos angolanos.

"Devemos resgatar, preservar e divulgar estes locais. Foi Agostinho Neto que nos anos 70 aconselhava que os angolanos explorassem mais o nosso país”, disseDemétrio de Sepúlveda, que destacou, por outro lado, que no ano do seu centenário, assinalou-se igualmente o período em que o país realizou as suas quintas eleições, as quartas em ciclo contínuo, numa clara estabilização do processo de democratização.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura