Economia

Feira do Gado projecta facturar um milhão de dólares em três dias

Estanislau Costa | Lubango

Jornalista

O presidente da Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), Salvador Rodrigues, convidou os criadores de outros pontos do país interessados em melhorar o efectivo bovino a vir beber das experiências dos ganadeiros da região Sul face ao sucesso alcançado até este momento.

11/08/2022  Última atualização 08H25
iniciativa da cooperativa de criadores de gado do sul de angola © Fotografia por: Edições Novembro
Salvador Rodrigues informou  que as fazendas produtivas Elavoco, Santo António, Maboqueiro, JG,  TC, Tchikalafolia, Mumba, Trevo, Tchicombe, Boi Verde, Rancho 4RS, NNN, entre outras aqui não referenciadas, vão exibir dezenas de cabeças de gado autóctones e de raça com realce para "brahman”, "bosmara”, "nelore” e "simmentaller”.

O Jornal de Angola apurou, que o evento criou acima de 100 postos de trabalho para os dias de realização e deverá mesmo surpreender os criadores de outros pontos do país, sobretudo com o sucesso alcançado na Fazenda Mumba, localizada a 350 quilómetros à Leste da Cidade do Lubango, a Capital da província da Huíla.

Conforme conta, foi na imensidão de um matagal com arbustos e árvores selvagens, banhada pela água que escorre no rio Cuvango que se implantou a Fazenda Mumba. A mesma possui cerca de 22.700 hectares de terras aráveis para a prática da agricultura e criação do gado bovino, caprino, suíno e aves.

O novo complexo agro-pecuário está a despertar a atenção de dezenas de jovens formados no Instituto Agrário do Tchivinguiro e no Instituto Superior Politécnico da Huíla, muito mais pelo facto de ter garantido de imediato a criação de 400 postos de trabalho em diversas áreas.

Os jovens formados em Agronomia, Veterinária e Equipamentos Agrícolas continuam a dar o seu máximo na Fazenda Mumba, cujo árduo trabalho executado permitiu, em menos de sete anos, atingir acima de 3.000 animais, com destaque ao gado bovino.

Consta que o complexo agrário em referência é também pioneiro na produção de quantidades consideráveis de feno, um alimento apropriado para o gado bovino e suíno. Na Feira do Gado, a Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola vai proporcionar vários ciclos de formação sobre sanidade animal, reprodução e desinfestação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia