Economia

Feira do Gado prevê juntar fazendeiros de seis províncias

Mais de 1.500 animais, entre gado bovino, suíno e caprino, vão ser expostos na Feira do Gado, que decorre a partir de amanhã,19, até ao dia 21, em Benguela, no âmbito dos 406 anos da Cidade das Acácias Rubras.

18/05/2023  Última atualização 11H24
Presidente da Mesa da Assembleia Geral da CCGB © Fotografia por: Fernando Oliveira | Edições Novembro
Segundo o presidente da Mesa da Assembleia Geral da Cooperativa dos Criadores de Gado de Benguela (CCGB), Pedro Ngala, na Feira do Gado, a decorrer no recinto adjacente ao Estádio Nacional de Ombaka, zona F, além de fazendeiros e agricultores de Benguela, participam também ganadeiros das províncias do Cuanza-Sul, Cunene,  Huambo, Huíla e Cunene.

Durante o certame, disse, vão estar presentes mais de 100 expositores, que operam no sector ganadeiro, sendo o gado exposto por espécies, para facilitar maior organização. Informou que a estimativa é ter no recinto mais de 570 cabeças de gado bovino e 900 outras espécies, entre caprinos, suínos e ovinos.

Assegurou que o evento está a ser esperado com muita expectativa pelos criadores, que voltam a expor o seu potencial como contributo para a produção de carne e outros derivados. Para a província de Benguela vão estar presentes os criadores oriundos das zonas da Capupa, no município do Cubal, Catengue (Caimbambo), comuna do Camuine (Chongoroi) e outras.

"Vão estar presentes criadores de gado das regiões acima referidas, por possuírem áreas potencialmente férteis e multiplicadoras de gado bovino e demais espécies”, adiantou.

Na qualidade de especialista na criação de animais, Pedro Ngala considera que, o gado que vai dar cor à feira é de grande qualidade, cujo peso varia entre 120, 150, 200 e 250 quilogramas.

"A maior parte da região oferece condições climáticas favoráveis, o que contribui para a criação de gado de qualidade”, explicou, acrescentando que as condições na feira são boas para alimentar  os animais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia