Economia

Feira do Arroz encerra hoje com perspectiva de bons negócios

José Chaves | Camacupa

Jornalista

A Feira do Arroz do município de Camacupa, na província do Bié, reúne desde sexta-feira até hoje (domingo) 50 expositores locais, que prometem gerar negócios não inferiores a 50 milhões de kwanzas.

14/04/2024  Última atualização 08H20
Governantes recebem explicações dos organizadores da Feira © Fotografia por: José Chaves | Edições Novembro

Trata-se da quinta edição desta feira de negócios e exposição da produção local, iniciativa do Governo.

Camacupa celebra este ano os 55 anos da ascensão à categoria de concelho (município). Os pequenos e grandes produtores presentes, além de associações e cooperativas, trazem ao evento diversos produtos.

Estão a ser comercializados mais de 20 toneladas de arroz, 50 toneladas de milho, 30 toneladas de feijão, 10 toneladas de mandioca, cinco toneladas de hortaliças, duas toneladas de frutas diversas, segundo dados da organização.

Sob o lema "Camacupa 1969/2024, na vanguarda do desenvolvimento socioeconômico”, a actividade visa estimular a produção local e estabelecer uma rede de contacto, aproximando os potenciais compradores e investidores no ramo do agronegócio e facilitar o crescimento dos produtos do campo.

O município controla, actualmente, duas fazendas agroindustriais, oito pequenos produtores e cinco cooperativas de camponeses.

Neste momento, a Fazenda Arrozal de Camicundo tem uma área cultivada de 900 hectares de arroz, embora disponha de uma área total de 2500 hectares.

A administradora de Camacupa, Deolinda Belvina Gonçalves, disse que a realização da feira é mais uma oportunidade para mostrar as potencialidades agrícolas da região, que está a contribuir na diversificação da economia e no fomento da produção local, dinamizando a agricultura virada para a comercialização, para combater a fome e a pobreza no seio das famílias.

O evento foi marcado ainda por um workshop, que abordou as potencialidades socioeconómicas do município.

Presidiu ao acto de abertura da Feira a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Bié, Alcida Camateli Sandumbo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia