Angola e a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) assinaram, esta terça-feira, em Istambul (Turquia), um contrato para a extensão da assistência técnica estabelecida entre as partes desde 2019, no domínio da supervisão, anunciaram, os serviços de imprensa do Ministério dos Transportes.
O voo inaugural para a ligação Luanda-Madrid-Luanda, da companhia TAAG, regressou esta terça-feira, pelas 6h39 minutos, à capital angolana, depois de concretizar a primeira experiência comercial para cidade espanhola, na segunda-feira, às 16h36, hora de Angola, menos uma hora em relação ao horário espanhol.
A primeira edição da Feira de Produtos Fabricados em Angola, que se estendeu por cinco dias, no município de Viana, em Luanda, arrecadou 550 milhões de kwanzas, resultante da venda de produtos colocados à disposição e de parcerias consolidadas pela centena de expositores provenientes de Benguela, Bié, Cabinda, Cuando Cubango Cuanza-Norte, Cuanza-Sul e Luanda.
O secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, enalteceu e agradeceu a massiva e regular participação dos expositores naquela que foi a primeira edição da Feira "made in” Angola, decorrida sob o lema "Desenvolver e Dinamizar a Produção Nacional”.
Amadeu Nunes, que discursou no encerramento da feira, admitiu que a iniciativa tem acolhimento no Plano de Desenvolvimento Industrial de Angola, que visa fomentar o desenvolvimento da indústria transformadora de forma competitiva e sustentável.
O referido plano, argumentou, assenta numa visão de médio e longo prazos para a indústria nacional e passa pela transformação estrutural do sector, baseada no desenvolvimento mais integrado das cadeias produtivas, combinando investimentos-chaves que permitam utilizar os recursos que Angola dispõe como vantagens comparativas, com in-vestimentos em subsectores em que seja possível ir criando vantagens competitivas.
"Como sabemos, promover a indústria transformadora nacional, exibir produtos fabricados em Angola e seleccionar iniciativas empresariais para o investimento, constam dos programas de desenvolvimento do nosso Executivo”, observou.
O Ministério da Indústria e Comércio, nas suas atribuições e em colaboração estreita com os departamentos ministeriais do sector produtivo, "não medirá esforços, para apoiar iniciativas que procuram alavancar a actividade industrial e comercial no país”, reforçou.
A primeira edição da Feira de Produtos Fabricados em Angola mostrou que é possível produzir e criar mercados ante as dificuldades provocadas pela pandemia da Covid-19 e pelo contexto geopolítico internacional.
A feira serviu de plataforma para o Ministério da Indústria e Comércio experimentar um modelo que seja sucesso da presença institucional, me-diante o qual as suas direcções e institutos podem utilizar como ferramentas de maior aproximação as empresas industriais e comerciais.
Na ocasião, Amadeu Nunes apelou aos expositores, organizadores e participantes, no sentido de criarem sinergias para a realização da segunda edição desse evento nacional.
Cerca de 100 empregos directos foram garantidos aos jovens que procuraram por uma oportunidade, se-gundo o presidente do Conselho de Administração da C.CALAS Angola, que admitiu ser, também, um dos objectivos da realização de feiras do género a promoção do primeiro emprego.
A C.Calas Angola é uma empresa de organização de feiras nacionais e internacionais e outros eventos e a sua missão é a promoção das potencialidades do mercado angolano, em parceria com departamentos ministeriais, governos provinciais e empresas do sector privado.
No rol de feiras que tem realizado, estão a Expo-Uíge, Expo-Cuanza-Norte, Expo-Cuanza-Sul, Expo-Cacuso (Malanje), FAI-Viana (Luanda) e a Expo-Hotel, no centro de produção da Televisão Pública de Angola (TPA), na Camama, em Luanda.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto de Desenvolvimento Agrário ( IDA) prevê implantar, nos próximos cinco anos, mais 10 mil escolas de campo para consolidar o progresso obtido das famílias rurais no domínio do conhecimento das técnicas de produção.
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), um organismo institucional, tem 15 mil milhões de kwanzas para financiar operadores do sector da Agricultura e Pescas, numa iniciativa que dinamiza o Programa Nacional de Apoio ao Abastecimento Técnico e Material (ATM).
O Complexo Industrial de Fertilizantes de Soyo, cuja construção foi lançada a primeira pedra, esta terça-feira, naquele município do Zaire, produz 1,2 milhões de toneladas de ureia granulada por ano (3,5 mil toneladas por dia), depois de absorver investimentos de 2,2 mil milhões de dólares de um consórcio formado entre a Sonangol e o Grupo Apaia.
O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
O Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, esta manhã, em Lisboa, preocupante o estado de saúde do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, que se encontra em tratamento em Barcelona, Espanha.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.