Sociedade

Feira de documentos perdidos acolhe centenas de cidadãos

André da Costa|

Jornalista

Álvaro Malongui, 21 anos, que vive no município de Belas, em Luanda, perdeu o Bilhete de Identidade em Dezembro, num autocarro que fazia o trajecto Cuca/Golfe 2. Conta que entrou no transporte público com a carteira de documentos e ao descer já não a tinha. Seguiu-se longa procura, sem sucesso, mesmo voltando a percorrer atentamente o percurso onde presumia ter perdido os documentos.

22/03/2021  Última atualização 09H18
Grande parte dos documentos foram encontrados na via pública e entregues em Esquadras da Polícia Nacional em municípios da província de Luanda © Fotografia por: Edições Novembro
Na bolsa desaparecida trazia o Bilhete de Identidade e oito mil kwanzas. O jovem levou as mãos à cabeça só de imaginar as longas filas para tratar a segunda via do documento.
Inconformado com a per-da, Álvaro Malongui reportou a ocorrência na Esquadra de Polícia do Golfe 2, que o informou sobre a Feira de Documentos Perdidos. Em finais de Fevereiro, o estudante do ensino médio foi à referida feira, organizada pela Polícia Nacional, no Largo do Soweto, onde, em pouco mais de meia hora, encontrou o seu Bilhete de Identidade e o do seu ami-go Adilson Vemba, que prometeu fazer-lhe chegar o  mais rápido possível.

Manuel Lima e Afonso Ma-nuel não tiveram a mesma sorte. Não conseguiram encontrar os seus documentos, apesar de aturada busca, durante os dois dias em que decorreu a segunda edição da feira de documentos, visitada por centenas de cidadãos.
Contrariamente a Manuel Lima e Afonso Manuel, Antónia Joaquim, 45 anos, que vive na zona do Camama, município de Belas, depois de muita procura, conseguiu recuperar o Bilhete de Identidade e a Carta de Condução.

Os documentos, conta, foram roubados no dia 23 de Janeiro, por volta das 21 horas, por dois meliantes, numa das ruas do seu bairro. Durante o assalto, os meliantes levaram também o telefone, o relógio e 12 mil kwanzas.
Antónia Joaquim disse à nossa reportagem que inicialmente não queria entregar a pasta, mas, depois de ser ameaçada de morte, com golpes de faca, não teve outra alternativa.

Quem também não teve muita sorte é Mariete Praia, que não encontrou a sua carta de condução, desaparecida quando lhe foi furtada a pasta que continha a documentação, num táxi, na zona do Benfica, município de Talatona.
O crime ocorreu quando falava ao telefone, já no interior do táxi, cujas janelas estavam abertas. Conta que um jovem puxou a pasta e fugiu. Ainda tentou perseguir o ladrão, mas foi desaconselhada por outras senhoras, para evitar o pior.

No Largo do Soweto, a Polícia Nacional montou dezenas de tendas, visando facilitar a recuperação de documentos pessoais furtados, roubados, perdidos na via pública ou esquecidos em instituições.
Os documentos levados à feira foram, sobretudo, passaportes, cartões multicaixa, Bilhetes de Identidade, cartas de condução, livretes, títulos de registo de propriedade de viaturas e passes de serviço ou de estudante. Grande parte dos documentos foram encontrados  na via pública e entregues em Esquadras de Polícia na Província de Luanda.


Unidade de Trânsito levou o maior número de documentos
A Unidade de Trânsito do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional levou para a feira mais mais de mil documentos, como cartas de condução, livretes, Bilhetes de Identidade e títulos de registo de propriedade automóvel.
Os especialistas do trânsito colocaram à disposição dos cidadãos listas com características de viaturas, de várias marcas e modelos, apreendidas pela Polícia.
"A ideia é que parentes, amigos ou pessoas conhecidas reconheçam as viaturas e avisem os proprietários”, disse o segundo comandante da Unidade de Trânsito de Luanda, intendente Simão Saúlo.

De referir que todos os comandos municipais de Luanda da Polícia Nacional levaram documentos à feira, destacando-se o de Luanda, com 1.100 Bilhetes de Identidade, 540 cartões de eleitores, 150 cartões multicaixa, dez passaportes, 420 livretes e 70 passes de serviço.
O município do Cazenga levou à feira 789 Bilhetes de Identidade, 200 cartas de condução, 102 cartões de eleitores e 33 passaportes, seguindo-se o de Viana com 605 Bilhetes de Identidade, 68 cartas de condução, 92 livretes, 510 cartões de eleitores, 31 cartões multicaixa, 61 passes diversos e cinco passaportes.

Apesar de muitos documentos terem sido entregues durante a feira, as autoridades aconselham os cidadãos a contactar os comandos municipais da Polícia Nacional para localizarem os que ainda se encontram em falta.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade