Desporto

Federação Russa quer relançar cooperação desportiva com o Congo

A Federação Russa está determinada a relançar a cooperação desportiva com o Congo, anunciou quarta-feira, em Brazzaville, no término de um encontro com o ministro congolês dos Desportos e Educação Física, Hugues Ngouelondelé, o embaixador russo, Gueorgui Tchepik.

05/12/2020  Última atualização 19H04
Embaixador Gueorgui Tchepik © Fotografia por: DR
"Falamos da possibilidade de lançarmos a cooperação em matéria de desportos entre a Federação Russa e o Congo. Estamos excelentes em vários domínios de cooperação. Mas o desporto não figurava entre estes sectores. Por isso, a minha ambição é relançar esta cooperação. Veremos como procedermos a isso”, declarou o diplomata russo.
Por outro lado, as duas personalidades  também trocaram impressões sobre a situação actual do movimento olímpico internacional e a renovação das instâncias dirigentes da Associação Internacional de Boxe Amadora (AIBA).
A AIBA, que gere o boxe inglês amador ao nível internacional,  organiza bienalmente o Mundial desta disciplina. O Congo figura entre as nações africanas filiadas nesta estrutura, e o seu voto conta na eleição do novo presidente. Desde Junho de 2019, o Comité Internacional Olímpico  aprovou a suspensão da AIBA.
Esta última ficou privada da organização de um torneio de boxe olímpico de Tóquio, por graves problemas de governação.
O CIO recomendou a suspensão da AIBA, mantendo no entanto o boxe no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, visto que as provas qualificativas desta disciplina serão directamente ministradas pelo CIO.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto