Economia

Fed lucra 58,4 biliões de dólares em 2022

O Federal Reserve (Fed) teve um lucro líquido, no ano passado, de 58,4 biliões de dólares, contra os 107,9 biliões, registados em 2021.

17/01/2023  Última atualização 09H00
O Federal Reserve é o Banco Central dos Estados Unidos © Fotografia por: DR

O banco central norte-americano destacou que em Setembro do ano passado começou a registar-se um activo diferido que contabiliza a perda de 18,8 biliões de dólares no final do ano.

 Em comunicado divulgado na sexta-feira, o Fed frisa que transferiu 76 biliões de dólares em ganhos semanais para o Tesouro. A acção contabiliza o activo diferido e regista a perda que será coberta no futuro quando o Banco Central retornar os lucros.

Por lei, o Fed devolve quaisquer ganhos excedentes ao Tesouro depois de cobrir suas despesas. O banco central ganha dinheiro com os juros dos títulos que possui e com os serviços que presta ao sector financeiro.

O Fed reiterou em seu comunicado que a situação de resultado líquido negativo em que agora opera não prejudica sua capacidade de seguir com seus objectivos de política monetária.

A virada para perdas técnicas para o Fed é impulsionada pela agressiva campanha de aumento dos custos dos empréstimos por parte do banco central no ano passado, que elevou sua meta de juros de níveis próximos de zero para 4,25 por cento e 4,5 por cento no final do ano. Isso aumentou drasticamente a quantidade de despesas com juros enfrentadas pelo banco central no ano passado.

Em 2022, o Fed diz que as despesas com juros subiram para 102,4 biliões de dólares no ano passado, ante 5,7 biliões de dólares em 2021.

A estrutura do Sistema de Reserva Federal é composta por um Conselho de Governadores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia