Economia

Fazendeiros preocupados com o estado das estradas

Leonel Kassana

Jornalista

Fazendeiros instalados na área de Cateco Cangola, município de Caladula, província de Malanje, defendem a assistência permanente das vias de acesso, para garantir o escoamento da produção agrícola para os grandes centros de consumo nas cidades.

30/04/2021  Última atualização 12H10
Mário Rui aborda a situação © Fotografia por: DR
Segundo o sócio gerente da Fazenda "2M”, Mário Rui, actual estado das estradas constitui, actualmente, um dos principais constrangimentos para a actividade agro-pecuária e pode desencorajar futuros investimentos para novos projectos.

Mário Rui apontou, também, como dificuldades, a telefonia móvel e acesso à internet, para permitir a comunicação permanente das fazendas com as vilas e cidades. "Essa é uma região económica muito importante, pois estão aqui implantadas grandes unidades agropecuárias e seria óptimo que as operadoras de telefonia móvel fizessem alguns investimentos aqui”, referiu, em declarações do Jornal de Angola. 

Esclareceu que a "2M”, pretende aumentar a oferta de carne bovina no mercado, com uma aposta mais ousada na aquisição de machos reprodutores, depois ter iniciado o projecto com um total de 60 animais. A fazenda aposta, sobretudo, na raça Simbra, que é um cruzamento das raças Simental e Brahman, aproveitando a sua rusticidade e precocidade, adiantou Mário Rui, acrescentando que actualmente a "2M” já comercializa animais para vários agentes, que abatem nos matadouros oficiais e vendem em talhos.

Indicou que, actualmente, a fazenda possui quinhentas cabeças de gado, número que pretende alargar para mil e quinhentas, a médio prazo, como resultado dos investimentos contínuos. "O nosso objectivo é chegar, de forma sustentada, às mil e quinhentas cabeças residentes”, referiu, indicando que desde 2013 foram investidos já cerca de um milhão de dólares.Mário Rui adiantou, no entanto, que a unidade agropecuária enfrenta dificuldades devido à falta de equipamentos, como um bulldozer.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia