Economia

Fazenda projecta produção à escala

A Fazenda Lucky Man implantada em dez mil hectares do município de Cahombo, Malanje, tem um enorme potencial para a produção de fuba de bombó por dia, anunciou terça-feira ao Jornal de Angola o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Carlos Chipoia.

10/05/2019  Última atualização 09H07
Eduardo Cunha | Edições Novembro

Edificada com um investimento privado de 28 milhões de dólares, a fazenda ocupa uma área de quatro mil hectares de mandioca e 800 de arroz, prevendo a expansão da área de produção de frutos de 150 para 600. Além da área de exploração, existe a componente industrial para o processamento de mandioca e descasque de arroz.
A produção de arroz na última colheita, foi de quatro mil toneladas, esperando-se que este ano a área seja alargada para dois mil hectares, nos quais se prevê uma colheita de 12 mil toneladas que serão descascadas e empacotadas na fábrica da fazenda, onde são processadas 70 toneladas por dia.
Neste momento, frisou, o processo de descasque do grão ainda não é completo, faltando observar parâmetros e melhorias para que possa ter autorização para a comercialização. A mandioca produzida na fazenda é transformada em fuba de bombó no local, mas a produção de sumos só pode ter lugar depois da montagem dos equipamentos de uma unidade fabril na fazenda.
O director precisou que a unidade para o processamento da mandioca está em fase de correcções técnicas do equipamento, devendo entrar em funcionamento nos próximos tempos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia