Economia

Fazenda Novagrolíder produz mais de 150 mil toneladas/ano

Isaque Lourenço*

A Fazenda Novagrolíder, no município da Quibala, Cuanza-Sul, produz, anualmente, 150 mil toneladas de produtos diversos.

05/08/2024  Última atualização 07H01
Delegação foi liderada por José Octávio Serra Van-Dúnem © Fotografia por: DR

O projecto emprega 1.200 trabalhadores e tem 3.000 cabeças de gado.

Estes dados foram levantados no sábado e ontem, durante a visita de dois dias de uma delegação de dez membros do Conselho Económico e  Social (CES), órgão de consulta do Presidente da República, constituído por empresários, académicos, produtores e outros especialistas ligados ao sector privado angolano.

A delegação do Conselho Económico e Social foi liderada pelo seu coordenador, José Octávio Serra Van-Dúnem.

A Fazenda Agro Industrial "Novagrolíder” é uma das principais unidades pertencente ao Grupolíder.

Opera desde 2010, numa área de 8.500 hectares e investe fortemente na produção agrícola, incluindo hortícultura, frutícultura, pecuária e agro-indústria.

Segundo o sócio-gerente, José Macedo, a empresa está em fase de expansão em várias áreas. A mesma produz 63 culturas agrícolas, destacando-se o café (com aproximadamente 250 hectares), batata-rena, cebola, cenoura, alface, abóbora, alho francês, batata-doce, morangos, citrinos, goiabas e maracujá. No sector Agroindustrial, a fazenda produz queijos, manteigas, chouriços, leite, além de realizar o processamento e moagem de café, carnes e leite, produção de sabão, ração animal e é autossuficiente em quase toda a cadeia alimentar.

A fazenda conta com seis represas que armazenam milhões de metros cúbicos de água e tem ainda total autonomia na produção de rações e alimentação para o gado.

A Agrolíder também se destaca pelo uso de alta tecnologia e pela formação contínua de mão-de-obra, tanto nacional quanto expatriada, para garantir a qualidade e a eficiência das suas operações. Além de atender ao mercado interno, a empresa exporta para a República Democrática do Congo, Portugal, Espanha, Itália e França.

A delegação do CES foi ainda informada que a fazenda possui um laboratório de excelência dedicado ao melhoramento de sementes e combate às pragas. Recentemente, participou num congresso na Costa Rica, onde apresentou um trabalho científico de inovação molecular na agricultura, que foi elogiado pela qualidade e rigor científico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia