Política

Fazenda em Camacupa vai abastecer as FAA

João Constantino | Camacupa

Jornalista

O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade", visitou a Fa-zenda Agro-industrial de Camacupa, província do Bié, que prevê produzir bens para a logística das Forças Armadas Angolanas.

05/10/2020  Última atualização 09H55
Edições Novembro © Fotografia por: João Ernesto dos Santos percorreu as instalações e recebeu explicações sobre o funcionamento

Acompanhado do governador do Bié, Pereira Alfredo, João Ernesto dos Santos "Liberdade" visitou, demoradamente, as instalações e recebeu explicações sobre o funcionamento da fazenda. Disse ter constatado "boas coisas e outras que precisam ser revistas". O ministro reconheceu que ainda há um trabalho grande pela frente, que vai contar com uma vasta equipa do Ministério da Defesa e Veteranos da Pátria, para ultrapassar as dificuldades que a Fazenda ainda enfrenta.

"A Fazenda Agro-industrial vai produzir o suficiente para a logística das Forças Armadas Angolanas, tendo em conta a sua dimensão, para que nos próximos tempos se possa reduzir as im-portações de bens que o país produz como o milho, arroz, feijão, soja e outros bens alimentares", afirmou João Ernesto dos Santos.

A Fazenda Agro-industrial ocupa uma extensão de 10 mil hectares e para o presente ano agrícola 2020/2021, foram preparados três mil hectares. Possui máquinas e técnicos suficientes para dar resposta às expectativas, embora se registe a avaria de algumas máquinas de capital importância como os pivôs de irrigação.

O major José da Fonseca Tchiyaya, coordenador técnico da Fazenda Agro-industrial, disse que em termos de produção, a Fazenda tem capacidade para produzir perto de seis toneladas de fuba de milho por dia. "Na sua exploração máxima, a zona industrial pode produzir até 20 toneladas de fuba de milho dia", afirmou. A Fazenda Agro-industrial de Camacupa dedica-se, ainda, à criação de animais de peque-no e grande porte e conta com 13 técnicos formados em Medicina Veterinária.

No Bié, o ministro da De-fesa Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria visitou a cerâmica do Exército e fez o lançamento da primeira pedra para a construção de uma Escola de oito salas de aula no município de Catabola, comuna da Chipeta, uma doação da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política