O ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, afirmou aos jornalistas, esta segunda-feira, que o foco de Angola na participação da feira internacional de Minas, Mining INDABA, em Cape Town, na África do Sul é de “promover os minerais que são necessários para a transição energética”.
No dia 8 de Fevereiro, Angola e Espanha vão ter um encontro de negócios, no âmbito da visita de Estado do Rei Filipe VI, em Luanda, com a presença dos mais altos dignatários e a representação de empresas e instituições de ambos países.
Uma fazenda de capitais públicos com capacidade de produzir 30 mil toneladas de soja, feijão e milho por ano foi inaugurada, , na comuna de Samba-Lucala, Samba-Cajú, no Cuanza-Norte, depois de absorver um investimento de 54 milhões de dólares.
Até 2020, todo o cultivo era realizado por água da chuva, mas, em 2021, a construção de uma barragem e um reservatório na fazenda viabilizou a aplicação de um sistema de irrigação que torna a fazenda mais produtiva.
O projecto tem uma mini-hídrica com 490 metros de comprimento, 18 metros de altura,seis de largura e capacidade de armazenar mais de dois milhões de metros cúbicos de água, protegido por um volume de terra de 300 mil metros cúbicos.
O projecto inclui um centro logístico com todas as instalações necessárias para produção, incluindo silos de grãos equipados com secadores, armazéns, garagem, escritório, residências para a direcção e técnicos, refeitório, bem como sistemas de água e energia.
Os silos de armazenagem possuem uma capacidade de stock de oito mil toneladas, com os grãos aprovisionados em condições óptimas para a venda a granel ou em sacos.
Está prevista, para breve, a ligação do empreendimento à rede eléctrica nacional.
Produção actual ronda as cinco mil toneladas de soja, igual quantidade de 20 mil de milho, com as operações de produção a envolverem a criação de 67 postos de trabalho. Cerca de 10 por cento da produção agrícola anual é vendida ao Governo de Angola.
Aposta sofisticada
O ministro da Agricultura e Florestas considerou que, do ponto de vista agrícola, o projecto "é um dos mais modernos que se pode ver no mundo, a nível da cultura de cereais”.
As operações caracterizam-se pela introdução de métodos de cultivo avançados que levam ao aumento da disponibilidade de milho e soja produzidos, oferta de emprego na área do projecto e a possibilidade de desenvolvimento de outras explorações agrícolas na região.
O ministro insistiu, ao falar durante o acto de inauguração, que a fazenda é uma forte aposta do Executivo no combate à fome e à pobreza em Angola, com implicações na redução das importações a nível nacional.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs acordos entre Angola e a Zâmbia no domínio rodoviário e ferroviário, que prevêem a construção de um ramal a partir do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) até à Zâmbia, assinalam uma nova era para o sector empresarial na província do Moxico.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
A actual perspectiva do crescimento do segmento industrial em Angola é suportada pela existência de mais 170 projectos estruturantes concretos, em diferentes fases de desenvolvimento, que garantem a concretização da meta de 25 por cento das necessidades de electricidade com origem na indústria.
O ministro da Indústria e Comércio Victor Fernandes disse, esta sexta-feira, no encerramento do 1º Fórum Nacional, que as decisões saídas deste encontro deverão servir de matéria de abordagem permanente quer interna assim como nos encontros com outros departamentos ministeriais e parceiros externos.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.