Economia

Fazenda do Bié coloca meio milhão de ovos

A fazenda Avipal, na localidade de Caluapanda, Cuito, colocou no mercado do Bié 522 mil ovos para serem comercializados durante a quadra festiva, um agregado da sua produção de 28 mil unidades por dia, declarou o proprietário, António Chivinda.

27/12/2019  Última atualização 11H15
DR

A produção, obtida com o objectivo específico de garantir ovos em fartura no mercado, teve maior incidência depois de 14 de Dezembro, dando lugar a uma oferta que levou a que os consumidores não tivessem dificuldades de adquirir ovos de produção local, sublinhou António Chivinda.
O preço de um cartão de 30 ovos é de 2.300 kwanzas, o que acaba por ser “uma lufada para os bolsos das famílias”, de acordo com o proprietário, que realçou o facto de as vendas terem ocorrido “a uma velocidade cruzeiro”. Para além das famílias angolanas, os eritreus destacam-se entre os maiores compradores de ovos nacionais na província do Bié.
António Chivinda acrescentou que, além da produção de ovos, a fazenda tem, para comercialização durante a quadra festiva, 2.500 frangos ao preço de 2.500 kwanzas por unidade. Em Janeiro, a fazenda assina um contrato que faz dos supermercados Shoprite um novo cliente da Avipal.
A fazenda conta com 36 trabalhadores e escoa produtos para os mercados do Cuando Cubango, Huambo e Huíla. Na quadra festiva do ano passado, a Avipal colocou 532 mil ovos no mercado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia