Cultura

“Fashion Talk Angola” junta estilistas nacionais

A primeira edição do Fashion Talk Angola - Missão Social 2030 reuniu, quinta-feira, no espaço Clube S, em Luanda, várias referências da moda angolana, com destaque para Rose Palhares, Dina Simão, Iracema Matias, Marith Joia e Mariângela Almeida.

21/05/2023  Última atualização 09H29
Estilista Rose Palhares foi a primeira, entre as cinco, na demonstração das criações de moda com o desfile dos estudantes Arsénio Cipriano e Djaila Carmelino © Fotografia por: DR

A actividade foi realizada no sentido de alavancar o sector da moda e contribuir para economia nacional, mostrar para o mercado novos talentos da moda angolana.

Cerca de uma hora,  foram realizadas conversas, em mesa-redonda, sobre o estado da moda no país. Um dos temas debatidos, "Produção Nacional - estratégias do governo para o desenvolvimento da indústria têxtil e incentivos à indústria colectiva", com a participação de Daniel Pires, secretário executivo da Associação de Industria e Júlia Villegas, directora de Marketing da Textang. 

"A produção de eventos de moda em Angola, avanços e desafios" teve como orador Kayaya Júnior, produtor e gestor de eventos, "O criador de moda e os desafios do mercado", teve como intervenientes Rose Palhares, Dina Simão, Iracema Matias, Marith Joia e Mariângela Almeida.

Após a conversa, houve um momento dedicado aos estudantes da Faculdade de Luanda da Universidade Agostinho Neto, que apresentaram várias colecções criadas pelos estilistas que participaram no evento.

A primeira apresentação foi dos estudantes Arsénio Cipriano e Djaila Carmelino, instruídos por Rose Palhares. De seguida, Joana Almeida e Vanissy Cristovão, sob orientação da criadora Marith Jóia. Fizeram parte do desfile, também, as estudantes  Helena Fastudo e Anacleta Pembele, com obras de Iracelma Marias, e  Cléusia, instruída por Dina Simão.    

A directora da revista Chocolate, promotora do "Fashion Talk",  disse que a ideia surgiu depois da sua equipa ter verificado que no mercado angolano os eventos da moda  desapareceram. Citou "Angola Feshion Weel", "Moda Luanda", "Angola Feshion Show" e "Moda Solidária", eventos acontecem  timidamente, e sendo a revista Chocolate voltada à moda dai surgiu  a ideia do projecto "Fashion Talk".

"Unimos ícones da moda angolana, desde aquele que estão na área de produção, na de criação, dentro da indústria têxtil, bem como aqueles que não são nem criadores, produtores, nem fazem tecidos, mas pensam na moda, criando e investindo no sector", sublinhou.

O evento cingiu-se numa conferência de impressa e desfile de moda com roupas dos estudantes da Faculdade de Luanda, "por que muitos não sabem que existe uma faculdade que ministra arte de moda e costura".

Foi dessa forma que pensaram no desfile de moda dando lugar, também, para os estudantes, em que foram seleccionados dez,  dois  deles os melhores do curso de Moda. Divididos em duplas, cada uma criou  a sua própria colecção para o desfile, "assim o público e os fazedores de moda tomaram conhecimento do que tem sido produzido pelos estudantes".

A estudante Vanissy  Cristóvão mostrou-se satisfeita com a actividade e expectante que daqui para frente vai ganhar alguma visibilidade no mercado.

"Estou muito emocionada por mostrar o meu trabalho, perante várias referências da moda, creio que assim poderá chegar em várias partes do mundo", disse a estudante, que  junto da colega Joana Almeida apresentaram cinco peças, cuja colecção é designada "Regeneração". "Decidimos dar esse nome para mostrar que algo antigo pode ser transformado em novo.

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura