Economia

FAO distribui insumos agrícolas para mitigar os efeitos da seca

A organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) está a distribuir, desde o início do ano, insumos agrícolas a 50 Escolas de Campo de Agricultores (ECAs) nas províncias do Cunene e da Huíla.

04/03/2021  Última atualização 09H25
A transumância do gado no Sul é cíclica devido à seca © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro | Lubango
Segundo uma nota da instituição a que o Jornal de An-gola teve acesso, esta iniciativa, implementada pela FAO em cinco municípios do Cunene e da Huíla (Cuvelai, Ombandja, Cahama, Gambos e Chibia), é financiada pelo CERF com cerca de 781 mil dólares. O objectivo é melhorar a segurança alimentar das famílias afectadas pela seca nas duas províncias, alcançando mais de 30 mil beneficiários directos.
Esta acção decorre no âmbito da implementação do Fundo Central de Resposta a Situações de Emergência das Nações Unidas (CERF), que têm o objectivo de atender as necessidades humanitárias mais graves das pessoas afectadas pela seca severa.


Gherda Barreto foi ao Sul

Nesse sentido, a representante da FAO em Angola, Gherda Barreto, encontra-se em viagem de missão às províncias do Cunene e da Huíla no contexto deste projecto, junto com uma delegação com entidades do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) e Instituto de Serviços de Veterinária (ISV), ambas instituições tuteladas pelo Ministério da Agricultura e Pescas (MINAGRIP).
Ontem mesmo, a comitiva fez a entrega simbólica de insumos numa Escola de Campo no Xangongo (Cune-ne) às mulheres camponesas, um acto que pretendeu, adicionalmente, assinalar de modo antecipado as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

"Neste projecto, a FAO entregará a totalidade de 20 toneladas de sementes de milho, cinco toneladas de semente de batata rena, quatro toneladas de sementes de massango, 2.000 cabritos, 2.000 galinhas, 3.000 blocos de sais minerais vitaminados para a alimentação do gado, 200 kits veterinários, 50 kits de irrigação de sistema gota a gota, 4.000 enxadas e catanas e 50 reservatórios de água equivalentes a 6.000 litros", avança o documento.


Jovens beneficiados

Para além destes insumos, uma cooperativa de jovens e quatro das 50 ECAs da província do Cunene  foram seleccionadas para receberem quatro motorizadas "Kaleluias” para facilitar o transporte dos sais minerais e outros produtos do campo.
Já a ECA-Mapupu recebeu também dois desidratadores solares para secagem de produtos pós-perda.
Os membros das Escolas de Campo beneficiaram igualmente de formações de acordo com a metodologia ECA e treinamentos sobre tratamento de gado, criação de pasto artificial através do plantio de forragens adaptáveis à região da seca, e incremento da mandioca e batata-doce na dieta alimentar.

Para hoje, o programa da comitiva deverá prosseguir no município da Cahama, província do Cunene, onde visita o Centro de Produção de Blocos de Sais Minerais Vitaminados e fazer a entrega de insumos agrícolas à Escola de Campo Mapupu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia