Sociedade

Famílias em Cacuaco beneficiam de apoio

António Cristóvão

Jornalista

Mais de 500 famílias no município de Cacuaco estão a beneficiar do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), disse, terça-feira, o governador provincial de Luanda, Manuel Homem, no fim de uma visita ao distrito urbano da Funda.

31/07/2024  Última atualização 10H12
Manuel Homem pede maior cuidado com as infra-estruturas que vão permitir estudar com dignidade © Fotografia por: Edições Novembro
No acto, após a entrega de kits de inclusão produtiva para a população afectada pelas últimas chuvas e da enchente na barragem da Quiminha, no mês de Abril deste ano, Manuel Homem reconheceu, publicamente, as acções feitas pela Administração de Cacuaco no cumprimento das obrigações do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.

"O município de Cacuaco, de forma particular, tem sabido tirar proveito da distribuição financeira que é feita a nível do Programa de Combate à Pobreza”, garantiu, acrescentando que todas as famílias e cooperativas identificadas pela Administração de Cacuaco estão a ser empregadas em actividades para o fomento da agricultura familiar, agro-pecuária e avicultura.

A época da chuva, lembrou, deixou inundados vários campos de produção agrícola e muitas famílias ficaram sem bens e recursos. Actualmente, explicou, o PIDLCP tem disponibilizado 25 milhões de kwanzas para cada um dos municípios.

 Inaugurações

Antes da visita ao município de Cacuaco, o governador passou pelo distrito urbano de Kifangondo, onde inaugurou o Complexo Escolar N.º 4052, no bairro Garcia João, com 12 salas de aula.

Acompanhado de um grupo de alunos da escola, Manuel Homem plantou, ainda, uma figueira, no quadro do Programa de Arborização de Luanda (PAL), lançado em Dezembro de 2023, no bairro Miramar.

A instituição do ensino primário público, reabilitada e apetrechada pela empresa Promil Construção Civil, Comércio e Indústria, vai albergar alunos da iniciação à 9.ª classe em dois turnos.

Ano lectivo

As aulas no Complexo Escolar do Ensino Primário e I Ciclo N.º 4.052, no município de Cacuaco, vão arrancar, no dia 2 de Setembro, com 1.250 alunos nos períodos da manhã e tarde.

A informação foi avançada, ontem, ao Jornal de Angola, pelo director-adjunto do estabelecimento de ensino primário, Pedro João Pedro, antes da inauguração da escola efectuada pelo governador provincial de Luanda, Manuel Homem, no distrito urbano de Kifangondo. "Vamos arrancar com dois turnos. Tão logo as condições forem criadas para o curso nocturno e a capacidade do quadro de pessoal, vamos completar os turnos”, disse, acrescentando que antes da reabilitação e apetrechamento a escola tinha capacidade para 844 alunos, em seis salas de aula.

O director-adjunto informou que a escola possui no quadro de pessoal 27 professores, mas precisa de mais oito docentes para o ano lectivo 2024/25 decorrer sem perturbações académicas.

De acordo com um membro da empresa fiscalizadora da obra, Afri-Building, o novo Complexo Escolar, erguido no bairro Garcia João, conta com 12 salas de aula e custou 364 milhões de kwanzas.

O fiscal da empreitada disse que o estabelecimento de ensino foi restaurado e apetrechado pela empresa Promil Construção Civil, Comércio e Indústria, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com um prazo de execução de sete meses.

Criação animal

O director da Agricultura, Pecuária e Pescas de Cacuaco, Bruno Castro, disse que mil pintos foram repartidos para 100 famílias de avicultores e pecuaristas no bairro Caop Velha.

Para fomentar a avicultura, o governador provincial de Luanda entregou, também, 50 caprinos e 50 suínos a 50 famílias do bairro Caop Velha. A Cooperativa Agro-Pecuária Mobela da Funda, informou, recebeu uma moageira comunitária e uma tonelada de milho.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade