Regiões

Famílias do Andulo recebem verbas da quarta e quinta fases do Kwenda

José Chaves/Andulo

Um total de 46 mil 954 agregados familiares, do município do Andulo, província do Bié, receberam, domingo, as transferências sociais monetárias, no quadro da execução da quarta e quinta fases de implementação do Programa Kwenda.

13/05/2024  Última atualização 08H52
Beneficiários da iniciativa foram aconselhados, pelos técnicos do FAS, a aplicar os recursos monetários de forma correcta © Fotografia por: Edições Novembro

O director do Instituto de Desenvolvimento Local- Fundo de Apoio Social (FAS), Rizoni Costa, informou que no quadro da continuidade da execução do Programa Kwenda, referente às transferências sociais monetárias, o município do Andulo tem inscritos 51 mil agregados familiares, dos quais 46.954 receberam cada 66 mil kwanzas, que corresponde à quarta e à quinta prestações do novo aumento do valor para 11 mil kwanzas mensais.

Entre as famílias beneficiárias da 4.ª e 5.ª fases das transferências monetárias, alguns agregados receberam 66 mil kwanzas. Outros receberam 132 mil kwanzas e 165 mil kwanzas acumulados desde a segunda prestação.

Rizoni Costa lembrou que o município do Andulo foi o primeiro a beneficiar do programa, em 2021, estando agora a receber a quarta e a quinta prestações. "Estamos satisfeitos de ver alegria no rosto das famílias, que acreditaram no programa do Executivo. O dinheiro está a ser usado nos propósitos para os quais o programa foi criado e tem gerado os resultados esperados”, disse.

O processo de transferências monetárias, realçou, começou com um valor de 8.500 kwanzas mensais, por cada agregado familiar, até ao final do ano passado, mas actualmente a verba tem sido de 11 mil kwanzas por mês.

O FAS, afirmou, vai continuar a trabalhar com rigor e responsabilidade para fazer chegar até às famílias os recursos que o programa tem disponibilizado, de forma a ajudar os agregados mais carenciados a ter potenciação económica.

No final do acto, a administradora municipal do Andulo, Celeste Adolfo, pediu às famílias que apliquem os recursos monetários de forma correcta, pois foram dados pelo Executivo para ajudar a combater a fome e a pobreza.

"Estamos a aconselhar as pessoas a tirarem o melhor proveito do dinheiro que recebem mensalmente, através do Kwenda, e o utilizar em iniciativas lucrativas, gerando negócios capazes de as ajudar a sustentar as famílias. Por isso, as incentivamos também a criarem o hábito de poupar e como investir os lucros”, referiu.

A nível da província do Bié estão cadastradas mais de 195 mil famílias,onde mais de 171 mil agregados já beneficiaram do dinheiro nos municípios do Andulo, Nharêa,Cuemba, Camacupa e Cuemba.

 
Satisfação

A população do Andulo mostrou-se satisfeita com a implantação do Programa Kwenda na circunscrição.

A reacção foi esboçada após a equipa do FAS ter iniciado, terça-feira, o pagamento da quarta e quinta prestações dos valores monetários do Kwenda. Para Mariana Essuvo, com os 66 mil kwanzas vai poder comprar alguns utensílios que, de certa forma, influenciarão no melhoramento das condições de vida da sua família.

Enquanto para outra beneficiária, Helena Wissi, os valores vão servir para a compra de um fogão a gás de duas bocas.

Manuel Swana, um dos primeiros beneficiados do bairro da Boavista, enalteceu a medida. O idoso, de 67 anos, recebeu a quarta e quinta prestações, no valor de 66 mil kwanzas, e disse que pretende usar a verba para melhorar a produção agrícola.

 
Inclusão produtiva

Cento e três cooperativas do município do Andulo beneficiaram igualmente de fertilizantes, bem como de sementes melhoradas de tomate, cebola e repolho, no âmbito da inclusão produtiva, uma das componentes do Programa Kwenda.

Segundo o responsável do FAS no Bié, Rizoni Costa, a acção visa incentivar o fomento da produção agrícola nas comunidades, consubstanciados no fomento de bancos de sementes, distribuição de animais de pequeno porte, mormente gado caprino e suíno, bem como a criação de caixas comunitárias, onde vários grupos receberam dinheiro a crédito, um processo que ainda este mês começa a receber os reembolsos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões