Regiões

Famílias camponesas beneficiam de apoio

Cento e cinco famílias camponesas dos municípios de Ombadja e Cahama, na província do Cunene, beneficiaram, no I semestre deste ano, de sementes de hortícolas, visando o aumento da produção nas comunidades.

28/08/2022  Última atualização 10H10
© Fotografia por: Kindala Manuel| Edições Novembro

Segundo a representante do Cunene da área de Intervenção Social da ADRA, Alice Peso, a iniciativa, avaliada em um milhão e 900 mil euros, destina-se ao apoio às comunidades rurais, no quadro do Projecto de Apoio à Segurança Alimentar e Nutricional.

Financiado pela União Europeia, Instituto Camões e Ajuda das Igrejas Norueguesas (NCA), o projecto conta com três linhas de acção e visa, também, contribuir para a mitigação do impacto das alterações climáticas, segundo a Angop.

O projecto beneficia mais de 30 organizações comunitárias de base, das quais 16 associações de camponeses, 15 grupos informais e uma cooperativa agrícola.

Segundo Alice Peso, o projecto visa, também, facilitar o acesso ao micro-crédito, sementes, fertilizantes e instrumentos de trabalho agrícola, bem como à água e alternativas para as mudanças climáticas.

Realçou que o projecto permitiu a capacitação técnica de 132 agricultores, por intermédio das escolas de campo.

Disse que, durante a formação, os beneficiários aprenderam técnicas de preparação de solos, associação e rotação de cultura e aumento da qualidade dos produtos.

Noutra vertente, sublinhou que a ADRA está a intervir na capacitação comunitária sobre métodos de gestão e preservação sustentável de recursos naturais. Explicou que os beneficiários aprenderam técnicas sobre o repovoamento florestal, redução das queimadas, racionalização no consumo da água, abate selectivo de árvores, conservação dos solos e o não uso de agro-tóxicos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões