Desporto

Falta de verba inviabiliza início dos trabalhos

A falta de verbas por parte da Federação Angolana de Atletismo está a condicionar o arranque dos trabalhos da 66ª edição da corrida pedestre de fim de ano "São Silvestre". A informação foi avançada, ontem, presidente Bernardo João, em conferência de imprensa, realizada no edifício Kilamba, em Luanda, que visou dar o "ponto de situação" da prova.

23/11/2022  Última atualização 07H27
Trabalhos da 66ª edição da corrida pedestre © Fotografia por: António Soares da Silva | Edições Novembro
Quando faltam sensivelmente 38 dias para o tiro de largada, o dirigente máximo do órgão que rege a modalidade no país fez saber que até ao momento não entrou qualquer valor monetário nas contas da Federação Angolana de Atletismo, facto que o deixa preocupado e de mãos atadas para realizar o trabalho sem sobressaltos.

A prova, cuja organização prevê mais de três mil participantes, tem um orçamento avaliado em 95.000, 00 milhões de kwanzas. Deste valor, a Federação Angolana de atletismo prevê angariar pelo menos 56.000.00 milhões para arrancar com os trabalhos no percurso da prova, premiação e suprir algumas necessidades que possa surgir antes e durante a prova.

Hoje às 18h00 está agendada a primeira vistoria no percurso para avaliar os trabalhos a serem feitos antes do arranque da prova.

Cinco países já confirmaram presença no certame, nomeadamente África do Sul, Moçambique, Quénia, RD Congo e Eritreia.

O vencedor da prova vai embolsar 1.490.000 mil kwanzas, o mesmo valor será atribuído ao primeiro classificado na classe paralímpico.

A grande novidade para a presente edição está no processo de inscrição, que será electrónico, o que evitará a deslocação e grandes enchentes nos postos de inscrição, bem como a entrega de medalhas personalizadas a todos os participantes que cortarem a meta.

As medalhas substituirão as menções horrorosas que eram dadas aos participantes. Bernardo João garantiu que os 10 quilómetros mantêm-se, assim como o percurso da edição anterior, com partida no largo da Mutamba e término no Estádio dos  Coqueiros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto