Sociedade

Falta de tempo apontada como um dos principais desafios dos pais

Nelma Inglês

A falta de tempo representa para os pais, um dos principais desafios para a educação dos filhos, na actual realidade da sociedade angolana, sendo que cada vez mais surgem situações em que se exige a intervenção do considerado o "pilar da família".

19/03/2023  Última atualização 18H20
© Fotografia por: UNICEF

Esta opinião é defendida por alguns pais residentes na província de Luanda, ouvidos pelo JA Online, este domingo, por ocasião do Dia do Pai, que hoje se assinala.

Aldair Morgado, pai de uma menor de três anos, apesar de não morar com a filha, considera que a rotina de vida que tem, o impede de ser mais presente e proporcionar tempo de qualidade com a mesma, o que acredita que poderá não ter um impacto positivo na educação da menor.

Quem também aponta a falta de tempo como um dos principais desafios para os pais da nossa sociedade, é o cidadão Ivan Marques de Almeida, pai de três filhos.

"Transmitir aos nossos filhos a educação que recebemos na nossa infância, do tempo dos nossos pais, em que conseguíamos fazer as refeições à mesa todos juntos, tem sido um dos principais desafios que os pais enfrentam actualmente”.

"A falta de tempo entre pais e filhos para conversarem, principalmente agora com a forte presença das novas tecnologias representa para os pais um calcanhar de aquiles”, disse Ivan, acrescentando que outro grande desafio prende-se com a educação escolar e a saúde de qualidade que requer muito investimento e tem sido cada vez mais difícil para os pais que desejam proporcionar uma vida saudável e um futuro promissor para os filhos.

Já o jovem Jesus Chissapa que se tornou pai há um ano, acredita que "ser pai na nossa sociedade não é uma tarefa fácil, sendo que estamos em constante mutação e cada vez mais os filhos precisam que sejamos pais presentes, para que tenham a orientação devida sobre os perigos que correm. 

Ser um pai presente para mim é o mais importante para a educação dos nossos filhos”, sublinhou Jesus Chissapa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade