A falta de semáforos, passadeiras para peões, quebra-molas, sinalização e a degradação de estradas na província do Cuando Cubango, continuam a preocupar os taxistas, mototaxistas e transeuntes.
Outra preocupação apresentada por taxistas e mototaxistas é referente à proposta do novo Código de Estrada que exige no mínimo a 12ª classe para a obtenção da carta de condução, o que consideram um grave problema, tendo em conta que a maioria dos automobilistas tem um nível de escolaridade muito baixo.
O representante provincial da Associação dos Taxistas de Angola (ATA), Lote Delfino, solicitou ao Governo Provincial ajuda às viúvas e órfãos dos taxistas que perderam a vida durante o exercício das suas actividades de transporte de pessoas e mercadorias.
Lote Delfino considerou ser necessário que as viúvas e órfãos de taxistas sejam apoiados com cursos profissionais, bolsas de estudo ou inserí-los em projectos de fomento do empreendedorismo, para que possam ser auto-suficientes e contribuírem para o desenvolvimento do país e da província do Cuando Cubango em particular.
"Solicitamos, também, motorizadas de três rodas para que possamos ajudar as viúvas e órfãos de taxistas, cursos profissionais e bolsas de estudo”, disse o representante da ATA.
Lote Delfino acrescentou que estão a ser criadas estratégias para que o trabalho que prestam à comunidade seja efectuado de forma coordenada e respeito mútuo.
O governador da província do Cuando Cubango disse que o trabalho prestado pelos taxistas e mototaxistas contribui significativamente para o aumento da economia nacional, bem-estar da população e evita que se percorra longas distâncias a pé à procura de bens e serviços.
José Martins orientou os taxistas e mototaxistas a regularizarem os meios de trabalho, tendo os documentos em ordem, colocar faróis, piscas e GPS para que, em caso de roubo, o trabalho dos agentes da Polícia Nacional seja cada vez mais facilitado.
Os taxistas e mototaxistas foram aconselhados a respeitarem o Código de Estrada, evitarem o excesso de velocidade, superlotação das viaturas ou motorizadas, bem como manobras perigosas, visando a redução dos acidentes de viação, que têm causado muitos danos humanos e materiais.
Segundo José Martins, os taxistas e mototaxistas devem evitar abandonar os passageiros em caso de acidente.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 60 cidadãos nacionais com idades entre 17 e 39 anos foi detido, durante o final de semana, pela Polícia Nacional, na Huíla, por suspeita na prática dos crimes de homicídio, roubos, tráfico de drogas, ofensas à integridade física e posse ilegal de arma de fogo.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Angola juntou-se, domingo, aos demais Estados-membros, numa sessão especial organizada pelo Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a precaridade da situação sanitária em Gaza, território palestino ocupado, por Israel.