O ministro do interior, Eugénio Laborinho, vai orientar de hoje até sábado, na província de Cabinda, a reunião da Defesa, Segurança e Gestão de Fronteiras entre Angola e a República Democrática do Congo.
O município da Matala, na província da Huíla, estima uma colheita de cerca de três mil toneladas de arroz, nesta época agrícola, como resultado do investimento realizado por uma empresa privada, anunciou, esta terça-feira, no Lubango, o administrador local, Paiva Vicente.
O chefe de departamento do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) na província da Lunda-Sul disse, domingo, ao Jornal de Angola, que a escassez de fiscais e de equipamentos dificulta o combate à caça furtiva.
"A carne de animais caçados ilegalmente é comercializada à luz do dia nos mercados de Saurimo e nos restantes municípios da província da Lunda-Sul, o que preocupa o IDF”, disse Gonçalves Kausse.
Lamentou a situação que eleva o sentimento de impunidade geral entre os caçadores, atentos à incapacidade do IDF de realizar averiguações mínimas, na sequência de inúmeras denúncias de populares, nas zonas onde caçam. O quadro, disse, "abre um mau precedente, analisado na perspectiva da proteção de animais em vias de extinção”. Deu a conhecer que, recentemente, foram apreendidas quantidades consideráveis de carne de caça, tendo sido distribuída em lares e instituições similares.
Lembrou que, em 2021, três indivíduos foram detidos por danos à natureza, tendo sido julgados sumariamente, com sentenças convertidas em multas no valor de 300 mil kwanzas por cada réu.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPelo menos, 80 mil toneladas de cereais, massango, massambala, milho branco e vermelho estão a ser colhidos pelas associações de produtores agrícolas, no município de Quipungo, a 120 quilómetros a Oeste da cidade do Lubango.
A paralisação de grande parte das obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em quase todos os municípios locais preocupa a governadora da Lunda-Norte, Deolinda Vilarinho.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.
A Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA 2023) é uma janela de oportunidades para a promoção e desenvolvimento das potencialidades económicas, culturais e sociais de diferentes regiões do país, considerou, ontem, na cidade do Lubango, o ministro da Administração do Território.