Sociedade

Falta de água preocupa moradores do Zango 4

Dumilde Manuel

Os moradores da Centralidade do Zango 4 (Lado B), no Bairro Afritake, município de Viana, estão, há mais de dois anos sem o fornecimento de água potável, situação que preocupa os municípes.

15/04/2024  Última atualização 09H01
Alguns moradores recorrem aos bidãos para acarretar água © Fotografia por: Armando Costa | Edições Novembro

Alguns moradores ouvidos pelo Jornal de Angola mostraram o seu descontentamento com a difícil situação naquele projecto habitacional, que está sem água desde 2021. 

Nelsom Vemba, morador, há 12 anos, explicou que a  falta de água, obriga as famílias a comprar uma cisterna de água ao preço que varia entre 15 a 20 mil kwanzas.

O municípe entende que o consumo da água dos tanques, é prejudicial à saúde. "Houve ligações domiciliares, feitas por funcionários chineses, mas até hoje, á água não jorra nas torneiras das residências.

A falta de água tem criado dificuldades aos moradores para manter a higiene pessoal e satisfazer algumas necessidades diárias. O morador Jacinto Manuel, contou que diariamente, tem de carregar cerca de 20 litros de água do serviço para casa a fim de  minimizar a carência do líquido.

Apesar de existir em algumas casas tanques de água, considerou  insuficientes para acudir a demanda da população.

A falta de água levou Lúcia João, moradora, a faltar algumas vezes no serviço por não ter água para cozinhar e tratar da higiene, tendo acrescentando que, por vezes, recorrem à água da chuva, para satisfazer as necessidades  quotidianas. 

Os moradores da Centralidade do Zango 4 asseguram ao Jornal de Angola que já fizeram várias reclamações junto da EPAL, mas nunca obtiveram resposta satisfatória.

 
EPAL fala em capacidade limitada do reservatório

O porta-voz da EPAL, Vladimir Bernardo, considerou que a baixa capacidade do reservatório de água da estação de Calumbo, é a causa das frequentes restrições no abastecimento de água que afecta o Zango I, II, III e IV, bem como as centralidades da Vida Pacífica (Zango Zero) e do Zango V (8.000), onde os moradores têm feito reserva de água.

Segundo Vladimir Bernardo, o Distrito Urbano do Zango, receberá nos próximos tempos, um novo reservatório com maior capacidade de armazenamento de água, sem contudo, fornecer uma data específica. "O novo reservatório de água trará inúmeras vantagens para a comunidade, e a EPAL está empenhada em fazer todos os esforços para contornar a situação ", disse.

O responsável enfatiza que a construção do novo centro de armazenamento de água, vai melhorar significativamente as condições técnicas relacionadas à distribuição da estação de Kalumbo, com maior capacidade de armazenamento, e distribuição eficiente do líquido, para as residências.

Uma vez concluído o projecto, vai trazer um impacto positivo na qualidade de vida, saúde e bem-estar das comunidades, contribuindo para o desenvolvimento sustentável daquela zona.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade