Sociedade

Falsos investigadores do SIC detidos em Viana

André da Costa|

Jornalista

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Viana deteve três cidadãos de 32 e 43 anos implicados nos crimes de associação criminosa, detenção arbitrária e alteração de armas e munições proibidas, falsificação de documentos e ameaças de morte.

03/08/2024  Última atualização 09H10
Indiciados foram apanhados com duas armas de fogo © Fotografia por: Edições Novembro
O porta-voz do SIC em Luanda, superintendente-chefe Fernando de Carvalho, explicou que os acusados foram detidos no dia 22 de Julho, no distrito urbano da Estalagem, em plena via pública, quando se faziam passar por agentes do Serviço de Investigação Criminal, exibindo passes falsificados.

Os mesmos interpelaram uma viatura de marca Jimbei, de cor azul e branca, que exercia o serviço de táxi, no trajecto Cuca-Estalagem, sob o pretexto de que as vítimas teriam incorrido no crime de especulação de preço e encurtar as rotas.

De seguida, os acusados exibiram os referidos passes e, sob ameaças de morte, empunharam armas de fogo do tipo pistola, algemando o cobrador, tendo a seguir exigido valores monetários em troca da libertação do mesmo.

Na tentativa de subtraírem os pertences das vítimas, foram surpreendidos e detidos por uma equipa da Polícia Nacional que fazia o patrulhamento na zona.

Fernando de Carvalho disse que foram apreendidas duas armas de fogo do tipo pistola, sendo uma de marca Makarov com o seu respectivo carregador, Walther com carregador contendo seis munições, três passes de identificação falsos, sendo dois do SIC e um da Polícia Nacional.

Durante as investigações foi apurado que a pistola  Makarov pertence à empresa de segurança privada, onde um dos implicados é trabalhador, e a Walther é de uso exclusivo das FAA. Em relação aos passes, ficou esclarecido que foram obtidos por intermédio de um indivíduo residente no Cazenga, na zona do "Pau Grande”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade