Economia

FADA possui carteira de crédito avaliada em mais de 80 mil milhões de kwanzas

Joaquim Suami

Jornalista

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) conta com uma carteira de crédito de 80 mil milhões de kwanzas, para financiar o Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e do Reforço da Segurança Alimentar “Osi Yetu”, para o triénio 2024-2026, anunciou, terça-feira, em Luanda, a presidente do Conselho de Administração da instituição.

07/08/2024  Última atualização 09H19
Felisbela Francisco garante que em três anos o programa vai permitir acelerar a diversificação © Fotografia por: Luís Damião | EDIÇÕES NOVEMBRO

Felisbela Francisco revelou os dados durante a 25ª edição das sessões temáticas "Comunicar por Angola”, que abordou o Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar "Osi Yetu”.

De acordo com a PCA do FADA, com este montante, o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário vai financiar projectos de mecanização agrícola, caixas comunitárias das famílias agrícolas e pacotes tecnológicos, que poderão contribuir para o aumento dos níveis de produção dos principais produtos em cerca de 3,5 milhões de toneladas, como cereais, raízes e tubérculos. Segundo a gestora, o programa "Osi Yetu”, aprovado pelo Decreto Presidencial nº 126/24, de 14 de Junho, constitui guia operacional do Plano Estratégico do FADA, para o triénio 2024-2026, e visa implementar medidas e acções para o aumento da produção interna em todo o país, no quadro da política de diversificação da economia nacional.

Felisbela Francisco reforçou que o "Osi Yetu” visa também expandir a assistência técnica, facilitar o acesso ao crédito, com vista a potenciar a agricultura familiar e mitigar situações de vulnerabilidade social e económica no país.

Felisbela Francisco disse que, em três anos, o Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Familiar vai permitir acelerar a diversificação da produção e produtividade agropecuária, combater a fome e a pobreza, garantir a segurança alimentar e nutricional, bem como contribuir para o crescimento económico.

Recordou que, entre 2020 e 2024, o FADA já disponibilizou mais de 22,4 mil milhões de kwanzas, para  2.266 projectos da agricultura familiar em todo o país, num grau de execução de 15,37 por cento.

"O programa contempla uma iniciativa, que é a mecanização agrícola familiar, e esta iniciativa prevê o financiamento de equipamentos que possam ajudar as cooperativas a aumentar a produção e maximizar os níveis de produção. Estes meios de ponta vão levar menos tempo para os agricultores prepararem a terra e contribuírem para o aumento de hectares cultivados”, disse.

 
Escoamento de produtos

A gestora indicou que o FADA conta com uma linha de crédito para financiar a aquisição de meios de transporte, com o objectivo de facilitar o escoamento dos produtos do campo para os centros de comercialização. "A  nível dos pequenos agricultores, estes optam em adquirir motas de três rodas para o escoamento dos produtos. Outras cooperativas preferem adquirir carrinhas para esta actividade”, disse, sublinhando que o FADA tem estado a trabalhar com o Ministério da Indústria e Comércio na identificação das entidades licenciadas pelo Estado para  reforçarem o escoamento dos produtos.

 
Fomento do Café

A presidente do Conselho de Administração do FADA disse que a instituição que dirige tem estado a apoiar as iniciativas dos agricultores que têm apostado na cultura do café, principalmente, nas províncias do Cuanza-Sul e Malanje.

"Temos estado a apoiar a produção de café.  Relativamente a esta cultura, o FADA está a trabalhar com duas instituições afectas ao Ministério da Agricultura e Florestas, nomeadamente o Instituto Nacional do Café (INCA) e o Fundo Nacional de Café, para reforçar e capacitar os agricultores que já possuem alguma experiência e que queiram investir neste ramo para a produção e produtividade desta cultura”, referiu.

Criado em 1986,  o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) é uma instituição bancária não financeira, que tem a missão de conceder recursos financeiros a todas as acções que estão viradas ao desenvolvimento da agricultura familiar em Angola e promover o fomento da agropecuária.

"Osi Yetu” é uma expressão em umbundu  que quer dizer "Nossa Terra”. O programa do FADA é um apelo à valorização do cultivo da terra.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia