Economia

FADA já desembolsou 17 mil milhões em projectos agrícolas

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) tem efectivado, até ao momento, por todo o país, um desembolso superior a 17 mil milhões de kwanzas, com os quais financiou mais dois mil e 100 projectos.

14/04/2024  Última atualização 11H41
Tractores concedidos em crédito têm preços variáveis entre 50 e 70 milhões de kwanzas © Fotografia por: DR

De acordo com dados do Fundo, estão registadas 3.086 solicitações de projectos com um orçamento total de 25 mil milhões de kwanzas.

A informação foi prestada na quinta-feira, em Malanje, pelo administrador executivo do FADA, Renato Baptista, durante o acto de entrega de cinco tractores e 14 motocultivadoras a 19 cooperativas agropecuárias de oito municípios da província de Malanje. Esta entrega decorre do Programa de Apoio à Mecanização Agrícola, com o objectivo de acelerar a agricultura familiar, que teve lugar na comuna de Cambaxe.

De acordo ainda com o responsável, a nível de Malanje estão aprovados 91 projectos, num valor orçado em 1.300 milhões de kwanzas, dos quais se encontram 71 desembolsados, num valor aproximado de 1.100 milhões de kwanzas.

"São valores ainda aquém das nossas expectativas, mas reiteramos o nosso compromisso em continuar a apoiar a província e os mutuários para que se possa aproveitar o potencial da província e aumentar o número de projectos financiados pelo FADA na região”, indicou.

Segundo Renato Baptista, a entrega de 14 motocultivadoras e cinco tractores às 19 cooperativas agropecuárias visa aumentar os níveis de produção e de produtividade das explorações agrícolas familiares e resulta das medidas de estímulo do Executivo de promoção da mecanização agrícola familiar e o reforço da segurança alimentar.

O reembolso do crédito deverá ser feito em kwanzas ou em géneros alimentícios devidamente identificados, ou seja, por bens não perecíveis num modelo que deve ser alinhado com o FADA, num período de cinco anos, contando com um ano de carência.

Os créditos dos tractores varia entre 40 e 50 milhões de kwanzas, enquanto as motocultivadoras com todos os equipamentos, desde a enxada rotativa, charrua de disco, abre régua, semeadora e adubadora e carroça com capacidade de uma tonelada e meia, vão ser desembolsados no preço de sete a dez milhões de kwanzas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia