A sede do Ministério das Finanças (MINFIN) vai passar a funcionar "temporariamente" no edifício Imob Business Tower 1356, na rua Major Kanhangulo, bairro Patrice Lumumba, Distrito Urbano da Ingombota, em Luanda.
A produção nacional de frango e outros produtos pecuários é o tema da reunião, que decorreu na manhã de segunda-feira, em Luanda, entre a Coordenação Económica do Governo e as diversas associações avícolas.
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) realizou, na província do Cunene, concretamente na localidade de Cafu, a cerimónia de entrega de 12 motocultivadoras e cinco tractores às cooperativas e associações de agricultores locais que produzem ao longo do canal.
Trata-se de uma acção no quadro do Programa de Financiamento à Mecanização Ligeira da Agricultura Familiar e enquadrada na segunda fase do financiamento de equipamentos agrícolas motorizados.
Cerca de 700 agricultores, agrupados em sete cooperativas, que praticam agricultura ao longo do Canal do Cafu, beneficiam destes créditos.
Ao falar no acto de entrega dos meios, a PCA da FADA, Felisbela Francisco, disse que na província de Cunene foram 14 pedidos de crédito, destes sete foram desembolsados, num valor de 110 milhões de kwanzas.
A responsável apelou ao sentido de responsabilidade na utilização dos equipamentos e no cumprimento das obrigações contratuais, incluindo o reembolso do financiamento.
"Os recursos são escassos e a continuidade e o alargamento desta iniciativa dependem também da colaboração dos beneficiários do crédito nesta fase”, disse.
Felisbela Francisco explicou que a iniciativa está contemplada no programa "OSI YETU” de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço de Segurança alimentar e tem como objectivo fomentar e maximizar os níveis de produção e produtividade agrícola, incentivar o abandono de técnicas rudimentares na agricultura, fortalecer e empoderar os agricultores familiares, e contribuir para a segurança alimentar do país.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico e Integrado, Felisberto Hisimongula, disse que a disponibilidade de água por si só não significa garantia de produtividade agropecuária, é necessário investimento em insumos, inputs e capital humano, por esta razão faz se presente neste acto com objectivo de financiar cooperativas e produtores individuais com tractores, microtractores e motocultivadores.
Realçou que é com estes meios mecanizados que os mutuários beneficiados poderão realizar as suas actividades agrícolas com maior rapidez e eficiência, optimizando o uso do tempo e da mão de obra, possibilitando a expansão da área de cultivo e a realização de actividade em escala maior resultando maior produção e produtividade, impulsionando, grosso modo, a agricultura familiar, gerando emprego e rendas tanto para a comunidade, quanto para as suas próprias familias e contribuindo para a redução da pobreza.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO município de Camacupa, na província do Bié, está a posicionar-se para se tornar, no mais curto espaço de tempo, numa referência no domínio da indústria, com a conclusão das obras de reabilitação da Barragem Hidroeléctrica do Cunje 1.
O projecto “Trans-Cunene” de ligação ferroviária entre as Repúblicas de Angola e da Namíbia, orçado em 700 milhões de dólares, foi apresentado, na última quinta-feira, ao Governo Provincial do Namibe pela Global Business Development (GBD), empresa namibiana responsável pela empreitada.
A Secil Marítima informou, este sábado, que concluiu com êxito os trabalhos de recuperação de uma embarcação que operavam nas rotas Soyo-Cabinda (vice-versa) e Cabinda-Luanda (vice-versa) no âmbito da cabotagem norte.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.
Mais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.