Economia

FADA financia meios de trabalho para os agricultores no Cunene

Adelaide Mualimusi | Cafu

Jornalista

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) realizou, na província do Cunene, concretamente na localidade de Cafu, a cerimónia de entrega de 12 motocultivadoras e cinco tractores às cooperativas e associações de agricultores locais que produzem ao longo do canal.

04/08/2024  Última atualização 10H01
Felisbela Francisco testemunhou o acto na localidade do Cafu © Fotografia por: Edições Novembro

Trata-se de uma acção no quadro do Programa de Financiamento à Mecanização Ligeira da Agricultura Familiar e enquadrada na segunda fase do financiamento de equipamentos agrícolas motorizados.

Cerca de 700 agricultores, agrupados em sete cooperativas, que praticam agricultura ao longo do Canal do Cafu, beneficiam destes créditos.

Ao falar no acto de entrega dos meios, a PCA da FADA, Felisbela Francisco, disse que na província de Cunene foram 14 pedidos de crédito, destes sete foram desembolsados, num valor de 110 milhões de kwanzas.

A responsável apelou ao sentido de responsabilidade na utilização dos equipamentos e no cumprimento das obrigações contratuais, incluindo o reembolso do financiamento.

"Os recursos são escassos e a continuidade e o alargamento desta iniciativa dependem também da colaboração dos beneficiários do crédito nesta fase”, disse.

Felisbela Francisco explicou que a iniciativa está contemplada no programa "OSI YETU” de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço de Segurança alimentar e tem como objectivo fomentar e maximizar os níveis de produção e produtividade agrícola, incentivar o abandono de técnicas rudimentares na agricultura, fortalecer e empoderar os agricultores familiares, e contribuir para a segurança alimentar do país.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico e Integrado, Felisberto Hisimongula, disse que a disponibilidade de água por si só não significa garantia de produtividade agropecuária, é necessário investimento em insumos, inputs e capital humano, por esta razão faz se presente neste acto com objectivo de financiar cooperativas e produtores individuais com tractores, microtractores e motocultivadores.

Realçou que é com estes meios mecanizados que os mutuários beneficiados poderão realizar as suas actividades agrícolas com maior rapidez e eficiência, optimizando o uso do tempo e da mão de obra, possibilitando a expansão da área de cultivo e a realização de actividade em escala maior resultando maior produção e produtividade, impulsionando, grosso modo, a agricultura familiar, gerando emprego e rendas tanto para a comunidade, quanto para as suas próprias familias e contribuindo para a redução da pobreza.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia