Economia

FADA financia mais de dois mil projectos agrícolas

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

Um total de 2 mil e 600 projectos agrícolas foram financiados no ano passado, através da linha de crédito do Fundo de Desenvolvimento Agrícola (FADA) nas dezoito províncias do país, anunciou o administrador Executivo para Área de Negócios.

11/04/2024  Última atualização 11H47
Administrador Executivo do FADA, Renato Baptista © Fotografia por: Joaquim Armando| Edições Novembro
Renato Baptista fez estas declarações quando efectuava visita de trabalho à província do Huambo, na semana finda.

Disse que o financiamento disponibilizado pelo Governo angolano beneficiou sob forma de crédito as acções viradas para o desenvolvimento da produção alimentar, das explorações agrícolas familiares, cooperativas, associações, micro e pequenas empresas do sector agrícola legalmente constituídas.

De acordo com o administrador do FADA, já foram desembolsados, aproximadamente, 18 mil milhões de kwanzas.

Informou tratar-se de um pacote financeiro resultante das medidas de estímulo do sector agrícola, divulgadas em Julho de 2023, com a intenção de reforçar financeiramente as cooperativas, inseridas em diversas actividades produtivas, bem como as escolas do campo, para melhorar e alavancar as técnicas de cultivo.

O gestor sublinhou que do valor global, 80 por cento foi devidamente desembolsado para as caixas comunitárias locais, o que tem permitido melhorar a qualidade de vida de muitas famílias camponesas. O Huambo, segundo fez saber o administrador executivo para área de negócios, é a segunda província do país a beneficiar do financiamento do FADA, depois de Luanda, com 800 projectos, num valor acima de quatro mil milhões.

Renato Baptista deu a conhecer que o Fundo de Desenvolvimento Agrícola (FADA) tem a missão de conceder recursos financeiros no domínio agro negócio, infra-estruturas, inovação técnica em todo território nacional, com vista o aumento da produção e da produtividade, crescimento económico, protecção ambiental, para melhoria das condições de vida da população.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia