Economia

FACRA emprega 5.000 milhões no apoio a empresas

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

Mais de cinco mil milhões de kwanzas foram disponibilizados pelo Executivo, no ano passado, no Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA), com objectivo de financiar pequenas e médias empresas agrícolas do país, com maior incidência para os sectores dos transportes, armazenamento e conservação de produtos do campo e do mar.

04/04/2024  Última atualização 12H29
Administrador do FACRA, Simão Cardoso, no Huambo © Fotografia por: Joaquim Armando| Edições Novembro
O administrador do FACRA Simão Cardoso, que revelou a colocação no 3º Fórum Negócios e Conectividade, realizado pelo Grupo Média Nova, no Huambo, indicou que a colocação deu-se no âmbito da execução das Medidas de Estímulo à Economia, há cerca de dois anos instituídas pelo Governo para impulsionar a recuperação económica.     

O administrador realçou que, para o êxito do programa, estão a ser executadas pelos Governos Provinciais, campanhas de esclarecimentos sobre o acesso ao financiamento, incentivando os detentores de negócios a apresentarem propostas.         

Simão Cardoso frisou que, com este financiamento, o FACRA espera aumentar a carteira de investimentos, ficando com melhor posicionado para atender aos pedidos dos empreendedores das províncias do Sul de Angola.

Sublinhou, também, que o FACRA faz o acompanhamento das empresas que solicitam  financiamento, avaliando elementos técnicos e prestando assessoria ao processo de administração e adesão ao fundo, observando requisitos estabelecidos.

A adesão requer uma carta de solicitação de financiamento, plano de negócios, documento pessoal do promotor, de constituição da empresa, certificação do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Certidão de Conformidade Tributária e Certidão Contributiva do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).    

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia