Economia

Fábrica de adubo recebe financiamento do FACRA

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

A fábrica de adubo orgânico Soyadubos , situada no município do Longonjo, Huambo, beneficiou de um crédito de 165 milhões de kwanzas, do Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA), que está a permitir a implementação de projectos vocacionados para a produção.

05/04/2024  Última atualização 12H32
Fábrica de adubo orgânico Soyadubos © Fotografia por: DR
Em declarações ao Jornal de Angola,  o director da Soyadubos, Sousa Jerónimo, afirmou que a unidade fabril tem uma capacidade de produção diária de 80 toneladas de adubos, equivalente a 600 sacos de 50 quilos de adubo orgânico, produzido com base em capim, esterco bovino e cevada.

Inaugurada há dez anos, a fábrica, única na província do Huambo, joga um papel importante da cobertura por fertilizantes a preços baixos, permitindo a aquisição de elevadas quantidades do produto, que tem a capacidade para melhorar a qualidade e acelerar o crescimento das plantas, impedindo a proliferação de insectos.

A fábrica oferece o adubo em dois tipos de embalagens, sendo o maior de 50 quilos, que está a ser comercializado no valor de três mil e outra de cinco quilos, vendida a 600 kwanzas e concebida para servir donas de casa que cuidam de pequenas hortas de quintal ou mesmo para adubar vasos de flores.

"A Soyadubos tem estado a contribuir significativamente para o aumento da produção agrícola na nossa província e facilitar a vida dos produtores de alimentos”, afirmou Sousa Jerónimo.

A unidade fabril no município do Longonjo criou 29 postos de trabalho directos e mais de 50 indirectos, integrando jovens naturais e residentes no município de Longonjo, geralmente, operários, trabalhadores administrativos e agentes de protecção física.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia