O Tribunal Supremo e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa assinaram, esta segunda-feira, em Portugal, um protocolo de cooperação para prestação de apoio científico, formação de juízes.
O Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (ISSFAA) prevê registar 8.837 beneficiários, dos quais 5.383 por reforma, oito por invalidez e 3.446 de sobrevivência, no quadro do novo modelo do processo de prova de vida.
Daniel Fio explicou que no mês de Julho 4.663 pessoas realizaram o processo de prova de vida dos pensionistas do ISSFAA, 3.236 das quais são do segmento de reforma, 11 de invalidez e 1.416 de sobrevivência, registando-se a ausência de 1900 beneficiários.
"O número real de ausentes poderá não ser precisamente este. Há que se ter em conta que, no segmento de sobrevivência, tem a classe de filhos, muitos dos quais já atingiram a idade adulta e deixaram de ser beneficiários”, esclareceu o coronel das FAA.
Para o coronel das Forças Armadas Angolanas (FAA), no mês de Julho previa-se o registo de 6.563 beneficiários da prova de vida, sendo 3.667 de reforma, 12 de invalidez e 2.884 de sobrevivência.
Segundo Daniel Fio, a província do Huambo registou a maior adesão de pensionistas, com 740 pessoas a realizarem a prova de vida, das 903 previstas.
A província de Luanda, disse o coronel, teve a menor adesão, onde se previa o registo de 3.196 pensionistas para a realização da prova de vida, mas apenas 1.947 marcaram presença no processo.
Questionado sobre os pensionistas que por outras razões não efectuaram a prova de vida, Daniel Fio disse que devem redigir um documento à Direcção do Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas para que possa decidir sobre o assunto.
No primeiro mês da prova de vida, o coronel reconheceu que a adesão dos pensionistas foi grande.
Além do processo que foi lançado no dia 1 de Julho, o chefe de Departamento do ISSFAA garantiu que está a ser feito, também, com os pensionistas residentes no estrangeiro, que têm de acessar o email: prova_vida_exterior@issfaa.co.ao.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), do qual Angola é membro, está a trabalhar na elaboração de uma Estratégia Regional sobre a Juventude, Paz e Segurança (YPS), com vista à partição deste segmento nos processos de prevenção e resolução de conflitos na região.
O Tribunal Supremo e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa assinaram, esta segunda-feira, em Portugal, um protocolo de cooperação para prestação de apoio científico, formação de juízes.
Um homem de 46 anos foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal de Luanda, sob acusação de matar à esposa e depois, simular o seu desaparecimento, ao apresentar uma queixa junto de uma esquadra de Polícia.
Um ancião de 70 anos, de nome Bernardo Kuhunga, foi morto há dias por um grupo de mais de 25 elementos, já detidos pela Polícia Nacional, sob acusação de ter causado a morte de um jovem por feitiçaria.