Cultura

Exposições individuais patentes na galeria Sky

Quatro exposições individuais dos artistas plásticos Mário Tendinha, José Silva Pinto, Ziza Areias e da brasileira Ana Querin foram inauguradas, simultaneamente na noite de quinta-feira, no Espaço de Arte/Sky Gallery, no edifício Sky One, no Kinaxixe, em Luanda e ficam patente até ao dia 29 de Abril.

18/03/2023  Última atualização 08H45
© Fotografia por: DR

Os artistas vão apresentar as suas mais recentes criações artísticas. A convidada brasileira Ana Quirin mostra uma colecção de pintura, intitulada "Impressões”, e José da Silva Pinto apresenta como proposta a mostra de fotografia e vídeo intitulada "Countdown”, enquanto Mário Tendinha e Ziza Areias, amigos de longa data, exibem as suas criações pintura e desenho a preto e branco, na exposição com o título genérico "Black&White”, com técnicas e formas idênticas, mas sem terem conhecimento da obra de um e do outro. Os dois artistas mostram as suas criatividades e deixam que o público as interpretem e se identifiquem.

Às vivências dos artistas, conceitos estéticos e experiências, resultou esta conjugação de obras que se encaixou e têm o desenho como maior expressão.

A artista Ana Quirin, que se deixou tocar pela nova terra, homenageia o povo angolano mostrando obras desenhadas e pintadas com as suas tintas dramáticas e instigantes sobre o pano Samakaka, valorizando a cultura de Angola e expressando os seus sentimentos pela artes.

José Silva Pinto, apaixonado por fotografia, apresenta fotografias e um vídeo de 14 minutos mostrando as suas criatividades e contando história de um povo guerreiro e lutador. "Senti e sinto raiva e revolta. Bastava um pouco de amor e sobretudo de vontade, para que as pessoas mais vulneráveis pudessem ter uma existência digna”.

Em declaração, ao Jornal de Angola, o artista revelou que gosta de fotografia a preto e branco e que se identifica mais com a mesma, pois que tem mais gosto de fazer e expressa melhor. "Não desgosto de fotografia a cor, pois não me sinto confortável. Gosto mais de preto e branco. Quando se fotografa alguém a cor estamos a fotografar a roupa dele, mais quando é a preto e branco fotografamos a alma da pessoa”, disse José Silva Pinto.

As 43 obras e um vídeo patentes no Espaço de Arte/Sky Gallery, foram produzidas por quatro artistas, sendo 13 de Mário Tendinha, 12 da Ana Quirin, 11 de Ziza Areias e sete de José Silva Pinto.

 

Sobre os artistas

Natural do estado da Bahia, Brasil, a artista franco brasileira Ana Quirin vive actualmente em Luanda. Tanto na pintura, fotografia e escultura, Ana Quirin desenvolveu o seu próprio estilo graças a sua mobilidade geográfica. Participou em algumas exposições colectivas, em galerias, espaços artísticos e museus.

O conceituado fotografo José Silva Pinto nasceu no Lobito, em 1959, licenciou-se no Instituto Superior Técnico (IST) no curso de Engenharia e especializa-se em Zurique em Biotecnologia. As suas fotografias encontram-se espalhadas pelo mundo e fazem parte de importantes colecções e conta com inúmeras exposições colectivas e individuais e com três livros no mercado.

O artista Mário Tendinha nasceu em 1950, na cidade de Moçâmedes, província do Namibe. Começou a desenhar e a pintar aos 18 anos, influenciado pelas correntes modernas na época. A sua primeira exposição individual aconteceu, na Biblioteca da cidade do Huambo, em 1972.

Mário Tendinha ficou 25 anos sem pintar e em 2003 o artista voltou a mostrar o seu trabalho ao público na Galeria Cenarius, em Luanda.

António José de Carvalho Areias Pereira, pseudónimo artístico de Ziza Areias, é natural de Benguela, onde nasceu em 1953. É licenciado em Economia. Tem como uma das suas maiores paixões a Paleontologia e as artes plásticas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura