Cultura

Exposição multidisciplinar enaltece os ganhos da paz

Arão Martins / Benguela

Jornalista

A artista plástica Maria do Carmo Alfredo Baptista, de 71 anos, inaugura, hoje, às 15h00, a primeira exposição multidisciplinar denominada “A Mulher, as Belas Artes e a Paz Social”, que fica patente até ao próximo dia 8 do mês em curso, a decorrer no salão da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na Catumbela, província de Benguela.

02/04/2024  Última atualização 09H05
Pintora estreia aos 71 anos no mundo das artes plásticas © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro

A primeira exposição individual de pintura e artesanato está inserida nas comemorações dos 22 anos de paz no país, que se assinala na quinta-feira, 4 de Abril. A mostra é uma iniciativa da organização Kaniaki Cultural, cuja inauguração vai contar com a presença da administradora municipal da Catumbela, Cátia Teixeira.

A abertura da exposição vai ser abrilhantada pela poetisa Josefina Monteiro, de 16 anos, e o guitarrista Marcelo Kassanje, de 17 anos. Para a exposição, a artista plástica seleccionou 14 peças, entre as quais 10 de artesanato e quatro de pinturas feitas por mulheres membros do Comité da Mulher Artista da organização Kaniaki Cultural.

O promotor e curador da exposição, Guilherme Kaniaki, explicou ao Jornal de Angola que as peças expostas foram utilizadas de diversas técnicas, como flores de cetim, reciclagem volumétrica e pintura acrílica sobre tela.

O também professor de artes plásticas e director-geral da Kaniaki Cultural esclareceu que a amostra visa celebrar a paz, bem como homenagear as mulheres, no geral, e as artistas, em particular.

"Kakwendje Pinta Angola”

Além da exposição, a organização Kaniaki Cultural vai dar a conhecer, também, o projecto "Kakwendje Pinta Angola”, promovido na escola Primária Alda Lara, em Benguela.

O projecto é direccionado às crianças com idades compreendidas entre os 7 e 13 anos, cujo objectivo é identificar, instruir e promover talentos em artes plásticas e outras modalidades artísticas a nível nacional.

O promotor justificou essas apostas na descoberta de talentos em crianças para coroar os 50 anos da sua carreira artística, que se iniciou em 1973, altura em que realizou a primeira exposição individual de artes plásticas, na antiga escola Católica Nossa Senhora da Graça, actualmente Escola Primária 1.239 BG, Bairro da Graça.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura