Cultura

Exposição marca “festa” no Uíge

Valter Gomes| Uíge

Uma exposição fotográfica das indumentárias e dos instrumentos musicais utilizados pelos grupos do Uíge marca, este ano, as celebrações do Carnaval, informou, ontem, o director interino do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Gomes Costa.

15/02/2021  Última atualização 12H50
Indumentárias e dos instrumentos utilizados pelos grupos do Uíge © Fotografia por: DR
A  mostra, acrescentou, inclui, ainda, imagens de algumas danças e alegorias carnavalescas utilizadas pelos grupos locais. Patente desde o passado dia 11, a exposição que encerra hoje foi a forma mais simples de festejar o Carnaval em tempos de pandemia.
Durante estes dias foram, também, realizados debates radiofónicos para falar sobre o Carnaval ontem, hoje e a manhã, a contribuição deste na preservação da cultura. A organização almeja, ainda, realizar a "fogueira do Carnaval”, com diversos membros dos grupos carnavalescos e homenagear um dos agrupamentos locais.

"Vamos ajuntar membros da classe carnavalesca local, num mínimo de dez elementos, para reflectirmos aspectos ligados ao Entrudo e o papel deste na preservação da cultura. O grupo a ser homenageado vai receber um diploma de mérito e um incentivo monetário”, disse.
Apesar das inúmeras dificuldades, reconheceu, há empenho e dedicação de alguns grupos na busca dos valores culturais e já é notável certo progresso na preservação das danças e canções características da região. "Vamos continuar a apoiar directa ou indirectamente os grupos para que possam continuar a divulgar este legado”, destacou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura