Cultura

Exposição individual de Maria Gumbe inaugura “Art Fair Luanda 2024”

Maria Hengo

Jornalista

A artista plástica Maria Belmira Gumbe apresenta, no dia 19 do corrente mês, no Palácio de Ferro, uma exposição individual no primeiro dia da Feira "Art Fair Luanda 2024”, em consideração aos seus feitos na história das artes plásticas angolanas.

13/04/2024  Última atualização 10H30
Maria Belmira © Fotografia por: DR

Organizada pela produtora de eventos artísticos Maia Tanner, a edição inaugural da feira terá como tema "De Angola para o Mundo”, e continuará nos dias 20 e 21,  contando com a exposição dos artistas plásticos das galerias "The Art Affair”, ELA-Espaço Luanda Arte, Sky Gallery Espaço D’Arte, Tamar Golan e "This Is Not A White Cube.

No total, esperam contar com as presenças de 40 curadores do mundo das artes, que  irão mostrar e discutir assuntos importantes relacionados ao circuito artístico, com diversos temas como "Os Desafios das Galerias em Angola”, "Necessidade de um Museu de Arte”, "Formalização do Trabalho Artístico para a Economia Nacional” e "O Feminino na Arte em Angola”.

Segundo o responsável da produtora de eventos artísticos Maia Tanner, Dominick Maia Tanner, que falava durante uma conferência de imprensa realizada na quinta-feira, no Palácio de Ferro, a feira visa atrair o investimento na produção artística, sector importante no desenvolvimento social e na preservação da identidade cultural angolana.

O responsável acrescentou que o objectivo é criar conexões com os artistas, para que haja maior interacção entre os fazedores de arte.

Quanto à escolha do tema, o director de parceria da Africell, Mário de Nascimento, disse que pretendem contribuir para as artes em Angola, levando vários artistas ao exterior. "Almejamos que os seus trabalhos sejam conhecidos”, traçou.

Já a representante da galeria The Art Affair, Márcia Gonçalvez, disse que têm como proposta abraçar primordialmente os desafios dos artistas nacionais que pretendem chegar a determinados meios e ajudá-los a conquistar o mercado internacional.

A feira tem como foco a promoção do turismo cultural em Angola, a valorização do trabalho dos artistas plásticos e incentivo ao consumo das obras feitas em Angola.

O evento tem o apoio da Africell, da Africell Impact Foundation, do Governo Provincial de Luanda e do Ministério da Cultura, que juntos procuram levar a compreender que a promoção da arte desenvolve a identidade angolana.

Maria Belmira Gumbe  tem pós-graduação em Património Imaterial, pela Universidade Lusófona de Lisboa. É licenciada em Estudos Culturais pela Universidade Fernando Pessoa do Porto, Portugal, e tem vários trabalhos académicos. A artista foi directora do Museu Nacional de História Natural.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura