A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.
O músico e guitarrista angolano Pop Show, fundador da banda musical Afra Sound Stars, morreu, ontem, em Luanda, vítima de doença. A triste notícia foi confirmada pelo realizador de cinema e amigo de longa data do cantor, Nguxi dos Santos.
Uma exposição fotográfica, sobre a comunidade de refugiados em Angola, e uma feira de artesanato, produzida por emigrados de diferentes países, são inauguradas hoje, a partir das 9h00, na capital do país, para saudar o 20 de Junho, Dia Mundial do Refugiado, numa iniciativa da Agência da ONU para Refugiados.
A exposição fotográfica, intitulada "Olhares sobre o Refúgio – perspectivas sobre refugiados acolhidos em Angola”, que vai estar patente no Shopping Fortaleza, em Luanda, até o final deste mês, reúne dez imagens, que propõem um olhar sobre a situação dos refugiados acolhidos em Angola.
Com a mostra, os organizadores pretendem aproximar mais o público da realidade dos refugiados, sensibilizar as pessoas para o tema e chamar a atenção para a necessidade de se pensar em soluções sustentáveis.
Os organizadores realizam, ainda, a partir de hoje até o dia 24 de Junho, no prédio das Nações Unidas, no condomínio Rosalinda, na Samba, em Luanda, uma feira de artesanato, como forma de dar visibilidade ao trabalho artístico de alguns refugiados. Durante a actividade, vão ser expostas uma série de produtos artesanais e artísticos, da autoria de refugiados de diferentes partes do mundo, que pretendem, assim, reflectir, através das produções, as particularidades culturais e artísticas das suas terras de origem.
Este ano, a efeméride é celebrada sob o lema "Todas as pessoas têm direito a buscar protecção”, como forma de chamar a atenção da opinião pública para o direito fundamental de buscar segurança, assim como reforçar um movimento solidário global a favor dos refugiados.
Por ocasião da data, a Agência da ONU para Refugiados aproveitou para reconhecer os esforços do Governo de Angola na busca de soluções e agradecer a comunidade angolana pelo acolhimento da população refugiada no país.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove conjuntos de pinturas rupestres na província do Namibe foram classificadas como património histórico-cultural nacional, elevando o seu grau de protecção e valorização, segundo um decreto executivo do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Antes mesmo de desembarcarmos, quando o barco chega à ilha, não temos dúvidas nenhumas: ela faz parte desses sítios, situados na costa de Dakar, que é preciso visitar para compreender a história da cidade e do país, a sua vocação continental, especificamente em relação aos outros países da África Ocidental, que a situa como um dos “ventres” das diásporas africanas, que hoje existem pelo mundo.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.