Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
O primeiro quadro intitulado "Ubuntu I” descreve a rainha sentada no trono, vigiada pelos servos, observando o reino. Já o "Ubuntu II” retrata a figura de Njinga Mbande em uma batalha, defendendo "a qualquer custo” o território das forças inimigas. O terceiro, traga-a sentada, enquanto uma súbita cuida das suas tranças, ao mesmo tempo, sempre atenta ao reino. Por último, o "Ubuntu IV” representa mais uma vez a rainha dirigindo-se à batalha, ao passo que ergue uma vara de combate.
Com isso, o autor procurou espelhar-se em uma das figuras que mais lutou para defender o país, e questionar aos angolanos "Quem somos?” "será que temos tanta atenção pela nossa terra como Njinga?, e por via desta, mostrar o real sentido de patriotismo, um valor que o tempo leva” do coração de muitos angolanos.
Do princípio ao fim, a cerimónia de inauguração da exposição decorreu sobre o olhar curioso das crianças e a concentração dos jovens e adultos que tentavam entender cada linha traçada da pintura, a fim de perseguir o real sentido da história por detrás da obra. Ao redor, modelos ilustravam a rainha sentada num trono, vestida com os seus trajes, vigiada pelos súbitos.
A exposição trata-se de um projecto individual, enquadrada nos festejos dos 447 anos da fundação da cidade de Luanda e visa celebrar os 360 anos da morte da Rainha Njinga Mbande. A actividade contou com a presença do Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, que se mostrou satisfeito com a exposição.
Natural de Luanda, Simão André Sebastião (Uólofe Griot) nasceu em 1989, é artista e designer, formado pela Faculdade de Artes de Angola, e é membro da União Nacional dos Artistas Plásticos de Angola (UNAP). Em 2018 ganhou o Prémio Juventude Ensa Arte na XIV edição. Em 2022, foi no Grande Prémio, primeiro classificado em pintura, no Ensa na XVI edição. As suas obras começam a fazer parte de importantes colecções nacionais públicas e privadas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.