Cultura

Exposição de crochê promove parcerias entre instituições

A criação de novos factos culturais e o fomento do auto-emprego foram um dos destaques de uma exposição, acompanhada de palestra, promovida, terça-feira, pela marca “Belíssima Crochê” na Galeria ResiliArt, localizada no Shopping Fortaleza, em Luanda.

14/09/2023  Última atualização 11H05
Mostra “Belíssima Crochê” está patente na galeria ResiliArt © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro
A actividade, que pela primeira vez se realiza no país, está inserida nas comemorações do Dia Mundial do Crochê, assinalado a 12 de Setembro. A mostra permitiu apresentar um programa diversificado e inclusivo, no quadro da promoção do intercâmbio cultural e fomento do auto-emprego. A actividade decorreu sob o tema "Crochê, Emprego e Combate à Pobreza”.

Com base em iniciativas particulares, a exposição, segundo o programa da organização, tem como objectivo a criação de um espaço de integração e combate à pobreza. O encontro ficou marcado pela presença da secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina Lopes Kindanda.

Na ocasião, a secretária de Estado disse que a iniciativa deve ser enaltecida e felicitou a marca "Belíssima Crochê”.

Alcinda Lopes Kindanda afirmou, igualmente, que a promoção do crochê, um  processo de criação de tecidos usando a agulha com o mesmo nome e algum fio contínuo, normalmente de lã, algodão ou seda, pode ajudar a ter uma melhor comunicação entre as diferentes gerações.

Na sua perspectiva, disse, o crochê "é uma arte que permite a passagem de valores culturais entre as gerações. É uma arte que normalmente é  transmitida de pais para filhos”, argumentou.

A secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher destacou, ainda, que o crochê serve, também, para ocupação dos jovens e evitar que se mantenham em situações de criminalidade. "O Ministério apoia esta iniciativa e acredita que vai ajudar na divulgação da arte e permitir a criação de uma maior renda aos seus criadores”.

Em representação da Galeria ResiliArt, Marcos António agradeceu a presença da secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina Lopes Kindanda, o que mostra a importância que o Executivo presta às pequenas iniciativas.

Marcos António acrescentou que o crochê é uma arte versátil, que permite a criação de várias coisas. Reiterou, ainda, que reduz o estresse e ajuda a melhorar a auto-estima. Aumenta, igualmente, a criatividade e ajuda na criação de postos de emprego.

O próximo objectivo, ressaltou, é levar as peças de crochê de artistas nacionais para os Estados Unidos e assegurou que as condições estão a ser criadas. Sónia Almeida, em nome da "Belíssima Crochê”, reconheceu que é através de parcerias que se pode fazer a diferença e ajudar na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

"A nossa visão é clara, queremos ajudar na capacitação de pessoas, a fim de abrir portas da independência financeira para jovens. Este evento é um testemunho da causa pela qual lutamos e estamos orgulhosos pelos resultados até agora obtidos”, realçou.

O encontro contou com o testemunho de uma jovem que teve sucesso com a arte do crochê. Florinda Miranda declarou que desenvolveu esta habilidade na internet e hoje se tornou um meio de sustento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura