A criação de novos factos culturais e o fomento do auto-emprego foram um dos destaques de uma exposição, acompanhada de palestra, promovida, terça-feira, pela marca “Belíssima Crochê” na Galeria ResiliArt, localizada no Shopping Fortaleza, em Luanda.
Com base em iniciativas particulares, a exposição, segundo o programa da organização, tem como objectivo a criação de um espaço de integração e combate à pobreza. O encontro ficou marcado pela presença da secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina Lopes Kindanda.
Na ocasião, a secretária de Estado disse que a iniciativa deve ser enaltecida e felicitou a marca "Belíssima Crochê”.
Alcinda Lopes Kindanda afirmou, igualmente, que a promoção do crochê, um processo de criação de tecidos usando a agulha com o mesmo nome e algum fio contínuo, normalmente de lã, algodão ou seda, pode ajudar a ter uma melhor comunicação entre as diferentes gerações.
Na sua perspectiva, disse, o crochê "é uma arte que permite a passagem de valores culturais entre as gerações. É uma arte que normalmente é transmitida de pais para filhos”, argumentou.
A secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher destacou, ainda, que o crochê serve, também, para ocupação dos jovens e evitar que se mantenham em situações de criminalidade. "O Ministério apoia esta iniciativa e acredita que vai ajudar na divulgação da arte e permitir a criação de uma maior renda aos seus criadores”.
Em representação da Galeria ResiliArt, Marcos António agradeceu a presença da secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina Lopes Kindanda, o que mostra a importância que o Executivo presta às pequenas iniciativas.
Marcos António acrescentou que o crochê é uma arte versátil, que permite a criação de várias coisas. Reiterou, ainda, que reduz o estresse e ajuda a melhorar a auto-estima. Aumenta, igualmente, a criatividade e ajuda na criação de postos de emprego.
O próximo objectivo, ressaltou, é levar as peças de crochê de artistas nacionais para os Estados Unidos e assegurou que as condições estão a ser criadas. Sónia Almeida, em nome da "Belíssima Crochê”, reconheceu que é através de parcerias que se pode fazer a diferença e ajudar na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
"A nossa visão é clara, queremos ajudar na capacitação de pessoas, a fim de abrir portas da independência financeira para jovens. Este evento é um testemunho da causa pela qual lutamos e estamos orgulhosos pelos resultados até agora obtidos”, realçou.
O encontro contou com o testemunho de uma jovem que teve sucesso com a arte do crochê. Florinda Miranda declarou que desenvolveu esta habilidade na internet e hoje se tornou um meio de sustento.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA marca Beatriz Franck ligada ao segmento de moda feminina celebra no domingo, numa das unidades hoteleiras de Luanda, o 5.° aniversário com o lançamento de uma nova colecção que traz novidades e incorpora elementos específicos da cultura angolana.
O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.
A França pretende reforçar os laços de cooperação e as actividades no âmbito do grupo de amizade entre os parlamentos angolano e francês, anunciou, terça-feira, em Luanda, a embaixadora francesa, Sophie Aubert, à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
O projecto diamantífero de Luele, inaugurado na segunda-feira pelo Presidente da República, na província da Lunda-Sul, apresenta-se como o mais novo exemplo da grandeza do investimento angolano no sector dos Diamantes.
Angola, por intermédio da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, assumiu terça-feira, em Luanda, a presidência do Comité Ministerial da Saúde da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para um período de um ano.
Morreu, na segunda-feira, em Luanda, vítima de doença, o tenente-general reformado António Domingos Valeriano, um dos comandantes da célebre Batalha do Cuito Cuanavale, que culminou com a derrota do regime do apartheid, na África do Sul.