A 35.ª Bienal de São Paulo "Coreografias do Impossível" será inaugurada, no próximo dia 19 deste mês, no Instituto Guimarães Rosa, em Luanda.
Pelo menos quatro mil empregos indirectos foram criados no ecossistema das indústrias criativas angolanas pela Multichoice, informou, quinta-feira, em Luanda, o seu director em Angola, Marcus Valdez.
O artista plástico Cristiano Mangovo inaugura, hoje, às 18h00, na galeria Neo Art e Culture, localizada na cidade de Nice, em França, a exposição individual intitulada “Mutação”.
Em declarações, ontem ao Jornal de Angola, o artista explicou que a colecção abrange um conjunto de pinturas de acrílico sobre tela e desenhos.
A exposição "Mutação”, refere, traz como temas centrais os dilemas na conquista da beleza na antiguidade e na contemporaneidade, mais concretamente a questão da despigmentação e maquilhagem, inspirando-se no termo polémico "escuro not”, que foi motivo de debate controverso em diferentes pontos do continente africano.
"Espero que a cidade de Nice receba bem esta minha obra, que está a ser um prazer desenvolver. Pelo que tenho visto nos museus e pelo que tenho conhecido através de alguns artistas a desenvolver trabalhos localmente, tudo aqui gira em torno da criatividade, e isso alimenta-me. Sinto-me confortável no meio de todos estes criadores independentes de alma artística e filosófica”, sublinhou.
A aparição do artista angolano em solo francês resulta de uma residência artística iniciada no passado dia 8 Junho e que se prolonga até final de Agosto, no espaço da Associação Artística de Arte Contemporânea de Nice, a convite do crítico de arte Eric Sejor, que conheceu através do galerista parisiense Christophe Persone.
Cristiano Mangovo considera a concretização da residência artística um passo importante na sua carreira profissional, marcada por significativos sucessos na arena internacional do circuito de artes plásticas.
"A troca de impressões e ideias entre coleccionador e artista por si só é algo precioso, e mais ainda quando vivido nesta cidade da França, banhada por uma imensa luz, onde viveram e trabalharam artistas de renome da história da arte”, reconheceu o pintor.
Desde 2017 que o artista desenvolve a série "Mutação”, inicialmente apresentada por meio da performance e que agora regressa para explorar as múltiplas dimensões através da pintura.
Cristiano Mangovo é um artista plástico de formação, nascido em 1982, em Cabinda. Actualmente vive e trabalha entre Portugal e Angola. Cristiano Mangovo representa uma geração de artistas socialmente focados em contribuir para uma visão melhor do continente africano.
A sua obra é multifacetada, cruzando correntes como o expressionismo, impressionismo e surrealismo, passando pela instalação e performance, na qual demonstra uma grande habilidade e total confiança. Em qualquer destas correntes ou tendências, possui já um traço próprio e inconfundível, que distingue o seu estilo no contexto da pintura contemporânea angolana e mundial.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA “Festa do Teatro”, que há quatro meses movimentou a baixa da cidade de Luanda, com espectáculos de quinta-feira a sábado, no Teatro Elinga, inseridos na programação cultural do Circuito Internacional de Teatro (CIT), encerra hoje à noite, com uma gala no Memorial Dr. António Agostinho Neto.
A 4.ª edição do Festival de Publicidade (FESTIPUB), a ter lugar, nos dias 23 e 25 de Outubro, em Luanda, distinguirá o melhor da publicidade e do marketing em Angola e nos restantes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
O grupo Horizonte Njinga Mbandi vai à estreia hoje, a partir das 19h00, no Royal Plaza, em Luanda, a peça intitulada “O Ministro”, baseada na obra literária homónima do escritor Uanhenga Xitu.
100 peças de arte, de 50 artistas, coleccionadas pelo pintor Álvaro Macieira, estarão patentes, a partir de hoje, às 18h00, no Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda, enquadradas na exposição “Inspiração e Sagrada Esperança”, que visa saudar o Dia do Herói Nacional, que se assinala a 17 deste mês.
Ric Bradshaw, o xerife do condado de Palm Beach, no estado norte-americano da Florida, revelou, este domingo, novas informações sobre os tiros disparados nas imediações do campo de golfe onde Donald Trump se encontrava.
O Banco Nacional de Angola anunciou, na sexta-feira, a indicação do vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Rodrigo Gonçalves de Castro e Silva, ao cargo de direcção executiva da Constituência do Grupo Africano 1 (AfG1) do Fundo Monetário Internacional (FMI, que deve ser ocupado por um representante da República de Angola.
O Desportivo da Lunda-Sul venceu, 1-0, a equipa do Sekhukhume FC da África do Sul, sábado no Estádio 11 de Novembro, em desafio referente à primeira-mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação.
António Agostinho Neto foi o fundador da nação angolana e o primeiro Presidente de Angola. Ele interiorizou, desde muito cedo, o valor da luta do povo angolano e fez muito pela liberdade do seu povo.