Economia

Expo-Indústria arranca hoje na Zona Económica Especial

Mais de 200 expositores vão mostrar a partir de hoje até sábado, na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda - Bengo o potencial do país na edição 2023 da Expo-Indústria.

29/03/2023  Última atualização 08H30
Zona Económica Especial é palco hoje de mais uma edição da maior exposição da indústria © Fotografia por: DR

A iniciativa do Ministério da Indústria e Comércio que tem na organização a Eventos Arena é um espaço privilegiado para a indústria angolana mostrar ao mundo o que está disponível e as áreas em que os investidores podem tirar partido com a entrada de mais recurso para parcerias e novos negócios.

De acordo com o presidente do Conselho de Ad-ministração da Eventos Areana, Bruno Albernaz, citado pela Agência Angola Press (AN-GOP), as 230 participações deste ano ultrapassam as 200 de 2019, altura da última edição, tendo sido observado um interregno de três anos, devido à pandemia da Covid-19.

Bruno Albernaz considera as participações confirmadas como sendo um número extremamente positivo para uma feira sectorial e relacionada com a indústria.

Detalhou que, em termos de participação existem cerca de sete províncias, sendo Benguela, Huíla, Namibe, Malanje, Cabinda e Cuanza- Norte e Luanda, que é a anfitriã. Acrescentou que as empresas expositoras são todas nacionais, "que operam no nosso mercado, exercem a sua actividade aqui, porque é uma expo virada à indústria nacional. A participação internacional é de agentes que representam máquinas e equipamentos que põem à disposição destas indústrias para fazer o seu negócio”.

"São cerca de 15 empresas que estão a apresentar ao mercado máquinas e soluções que o mercado precisa”, enfatizou. A 5ª edição da Expo-indústria/2023, a ser realiza-

da de 29 de Março a 1 de Abril, na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, vai juntar, entre vários sectores, a indústria de transformação, engenharia e construção civil, bem como indústria alimentar e o agronegócio.

A participação na feira tem um valor mínimo de 320 mil kwanzas para um "stand" de nove metros quadrados, criando um desconto de 20 por cento para as empresas que não sejam de Luanda. O objectivo do evento é fazer com que as indústrias incrementem o emprego e a melhoria das condições de vida das populações e alavancar novas parcerias e negócios.

O grupo Eventos Arena tinha já anunciado que o investimento na organização da 5ª edição de Expo-Indústria 2023 estava avaliado em 150 milhões de kwanzas,  ncluindo a comunicação.

Próximas feiras

O Grupo Eventos Arena tem no programa de acção deste ano a realização de seis feiras internacionais, com o objectivo de alavancar o sector industrial do país.

Os eventos decorrem de Março a Novembro e visam promover, entre outros, os sectores da Indústria e Comércio, Energia e Água, Construção e Obras Públicas e o Agro-industrial, respectivamente.

Depois da Expo-Indústria,  segue-se em Abril a Feira de Energia e Água, também na Zona Económica Especial.

Em Maio, segundo soube o Jornal de Economia & Finanças, entre os dias 24 e 27, decorre a 12ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB), no Estádio Nacional de Ombaka. Aqui, a organização é em parceria com o Governo da Província de Benguela. A Feira Internacional de Luanda (FILDA), o maior evento do calendário de feiras, acontece de 18 a 22 de Julho, na Zona Económica Especial. A organização conjunta é com o Ministério da Economia e Planeamento. Até ao final do ano, realizam-se ainda a Projekta, feira dedicada à Indústria da Construção e Obras Públicas, Urbanismo, Arquitectura e Design de Interiores, prevista para os 25 a 28 de Outubro e a Expo-Feito em Angola, de 14 a 18 de Novembro, também na ZEE.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia