Economia

Expo-Huíla arranca hoje

Arão Martins | Lubango

Jornalista

A Expo-Huíla, conhecida como a maior bolsa de negócios do Sul de Angola, arranca, hoje, na cidade do Lubango, com mais de 320 expositores.

10/08/2022  Última atualização 09H11
© Fotografia por: DR | Arquivo

O recinto do Complexo Turístico e Desportivo da Nossa Senhora do Monte, na cidade do Lubango, foi alargado para 60 novos stands, o que vai permitir albergar, para a edição 2022, informou o presidente da Associação Agropecuária, Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL).

Paulo Gaspar disse ao Jornal de Angola, que o alargamento representa 25 por cento em relação à capacidade anterior. Para a edição 2022, a Expo-Huíla decorre de 10 (hoje, quarta-feira) a 14 do mês em curso.

"A procura é muito grande este ano”, justificou, acrescentando que houve a necessidade de aumentar os espaços para atender as empresas que exploram granito. Segundo ele, estas empresas representam a maior fatia de exportações da província. Seria injusto estas empresas estarem uma vez mais de fora por falta de espaços na maior bolsa de negócios”, disse.

Paulo Gaspar reconheceu que o aumento de espaços visou atender, também, as empresas que actuam nos sectores das energias renováveis e de máquinas agrícolas. Esclareceu que nos novos espaços criados podem ser instalados stands móveis ou fixas e aumentá-los em conformidade com as necessidades de cada empresa.

"Um mês antes da Expo-Huíla, já tínhamos 90 por cento dos espaços preenchidos”, disse, salientando que, excepcionalmente, este ano, as solicitações ultrapassaram as expectativas. A exiguidade de espaços, referiu, tem sido preocupação constante, não só da AAPCIL, mas também, do Governo Provincial da Huíla.

Em relação ao passado, comparou, passou-se de 220 para 320 espaços, respectivamente. Segundo o responsável, não é o desejável, porém, vai minimizar a procura, sobretudo, deste ano. Paulo Gaspar garantiu a presença de quatro empresas italianas e três de Portugal e da Namíbia, que vão exibir o que possuem e efectuarem trocas comerciais, desde as grandes aos pequenos produtores.

Além de empresas nacionais, o responsável confirmou a presença de expositores oriundos das províncias do Cunene, Cuando Cubango, Namibe, Luanda, Cuanza-Sul, Malanje, Uíge, Benguela, Huíla, entre outras. O presidente da AAPCIL informou que até ontem, foram inscritas 312 empresas que vão expor na Expo-Huíla.

Disse que as 14 administrações municipais da província da Huíla vão, igualmente, participar do evento, em companhia de outras empresas previamente seleccionadas.

Inovação

O aumento da Expo-Huíla para mais 25 por cento, constitui a novidade edição 2022, que decorre no âmbito das Festas de Nossa Senhora do Monte. Paulo Gaspar assegurou que o programa gizado vai ser cumprido na íntegra. Além do trabalho normal da Expo-Huíla, vão ser realizadas palestras regulares com temas nos sectores do Comércio, Indústria, Agricultura e Pecuária.

Interrogado sobre o volume de negócios a serem arrecadados, Paulo Gaspar esclareceu que a AAPCIL cede os espaços a preços simbólicos para associados e não associados e os negócios são feitos pelas empresas. Contudo, assume que muitos negócios começam na Expo-Huíla e continuam à posterior.

"Depois da Covid-19, vamos ter uma Expo-Huíla concorrida e caprichada. Pela primeira vez, dois meses antes do mês de Agosto, a Expo-Huíla já estava lotada, o que constitui um indicativo positivo com a presença das grandes empresas nacionais que vão estar representadas”, assegurou, tendo assumido que a Expo-Huíla é um bom lugar para fazer-se negócios.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia