Economia

Exploração de nióbio em Quilengues prevê gerar 500 postos de trabalho

Domingos Mucuta | Lubango

Jornalista

O projecto de extracção de nióbio, na localidade de Bonga, no município de Quilengues, província da Huíla, vai gerar cerca de 500 postos de trabalho directos, anunciou, na região, o director-adjunto da Niobonga, empresa detentora dos direitos de exploração.

26/01/2023  Última atualização 10H26
Governador da província da Huíla, Nuno Mahapi Dala (ao centro) recebe explicações dos promotores do projecto minério © Fotografia por: Edições de Novembro

José Grande, que falava durante a visita de constatação do governador da província da Huíla, Nuno Mahapi Dala, informou que estes postos de trabalho vão resultar da actividade de exploração como nas unidades de transformação a ser instaladas na localidade.

Explicou que nesta fase de estudo e prospecção foram criados cerca de 200 postos de trabalho directos, maioritariamente jovens envolvimento nos trabalhos de prospecção e construção de residências desatinadas para realojar 499 famílias residentes nos perímetros de exploração.

O responsável da empresa informou que a construção de residências para realojar as cerca de perto de 500 famílias que ocupam as cerca de 50 aldeias e bairros do perímetro decorre sem constrangimentos na localidade do Bonga.

José Grande explicou que das 499 casas previstas para igual número de famílias na aldeia de Bonga, cerca de 100 estão em construção nesta fase em que mais de 30 estão concluídas.

 

Fase de exploração

Informou que o processo de exploração, que começa em breve, depende do realojamento das famílias residentes no perímetro de cerca de 443 quilómetros quadrados.

"Algumas famílias não querem sair. A exploração depende da saída destas famílias. As negociações continuam. Por isso o número de famílias pode aumentar. Mas, a empresa prevê a construção de 499 casas para os agregados familiares dispostos a deixar esta área”, explicou.

O administrador municipal de Quilengues Adriano Pedro, referiu que o processo de identificação dos agregados familiares residentes nos perímetros contou com a participação activa da administração municipal mas a negociação dos valores da indemnizações ou do realojamento foi feita directamente entre as famílias e a empresa.

"As pessoas estão a ser indemnizadas. Porque há gente com lavras, quimbos ali e outros bens. Conversamos e sensibilizados todos sobre a importância do projecto na região. O interesse do Estado, os benefícios são para todos”, disse.

Sublinhou que além do condomínio habitacional a empresa constrói também postos de saúde, escolas e recintos desportivos e recreativos, postos policiais e outras infra-estruturas para assegurar serviços sociais básicos para os moradores.

Adriano Pedro disse que o perímetro de exploração definido pela empresa afecta as igrejas católicas e a igreja Adventistas do Sétimo Dia, considerados patrimónios culturais e turísticos locais. Sublinhou que as negociações continuam para salvaguardar os interesses das duas confissões religiosas.

"Devemos tranquilizar as igrejas que não vão ser retiradas repentinamente. É bem verdade que o Estado tenha interesse mas sabemos. Mas, as estruturas do Estado estão para defender os cidadãos e salvaguardar o interesse público”.

Início da exploração vai ter impacto económico

O administrador municipal de Quilengues, Adriano Pedro, afirmou que o município está animado com a perspectiva do arranque do projecto de exploração de nióbio pelo impacto económico e social na vida da circunscrição.

Adriano Pedro destaca que a criação de emprego para a juventude local, a geração de receitas fiscais para os cofres do Estado, a construção de infra-estruturas sociais e a atracção de trabalhadores qualificados como factores que podem colocar o municípios aos olhos do mundo.

"O município terá um desenvolvimento exponencial. Haverá mais emprego. Com a exploração destes recursos, o município vai  desenvolver-se rapidamente. Precisamos de tudo um pouco. Neste momento, registamos a construção de casas, postos de saúde, recintos desportivos e recreativos. Tudo isso vai contribuir para o desenvolvimento dos municípios”, considerou.

Afirmou que o município de Quilengues tem outros recursos minerais como diamantes, quartzo, ouro e outros apresentados nos mapas geológicos produzidos pela Planageo que aguardam apenas pela prospecção para confirmar o potencial existente.

"Temos muitos recursos por confirmar e explorar. Os mapas geológicos indicam a existência de mais recursos. Tudo depende da actividade de prospecção de empresas. O município continua aberto para investidores nacionais e estrangeiros”, disse.

 

Mais-valia

O governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi, disse que o município de Quilengues tem oportunidade de trilhar a rota do desenvolvimento uma vez que a descoberta de recurso mineral de nióbio é mais-valia.

"O projecto vai promover o desenvolvimento do município, da província e do país em geral. A construção de habitações sociais e outras infra-estruturas representam os primeiros sinais de que o município vai galgar o rumo do desenvolvimento económico e social”, destacou, após visita demorada ao local que alberga as residências.

A reserva de nióbio, com uma área total de 443,53 quilómetros quadrados, está estimada em cerca de 19 milhões de toneladas, cujo ano de exploração depende da dinâmica da empresa e da tecnologia a aplicar nas operações.

Características do nióbio

O nióbio é um metal brilhante, extraído principalmente do mineral columbita, e considerado de baixa dureza. É usado principalmente em ligas de aço para a produção de tubos condutores de fluidos. Em condições normais, é sólido.

Foi descoberto em 1801 pelo inglês Charles Hatchett. O nióbio tem propriedades físicas e químicas similares ao do elemento químico tântalo e, portanto, ambos são difíceis de distinguir.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia