As Forças Armadas do Mali (FAMA) afirmaram, esse domingo, ter matado 53 terroristas em diversas operações no país, entre 31 de Outubro e 30 de Novembro, com nove militares mortos e oito feridos na explosão de três bombas artesanais.
Em comunicado citado pela AFP, as FAMA indicaram que as operações decorreram no Centro, Leste e Sudeste do país do Sahel, caracterizado por uma profunda instabilidade devido à actividade de grupos jihadistas filiados no Estado Islâmico (EI) e Al-Qaeda.
O país é governado por uma Junta Militar após dois golpes de Estado liderados pelo coronel Assimi Goita, que recusou convocar eleições em Fevereiro passado, apesar das promessas nesse sentido, optando por adiar o escrutínio para Fevereiro de 2024, devido à insegurança, principalmente no Centro e Norte do seu território.
O exército do Mali anunciou, em Agosto, ter neutralizado, pelo menos, "50 terroristas” durante várias operações realizadas entre 14 e 18 de Julho no Centro e Leste do país.
O ataque a uma patrulha militar a 14 de Julho em Mondoro (Centro) foi seguido por "combates violentos” durante os quais "seis terroristas foram neutralizados”, disse o Exército em comunicado.
As forças armadas malianas anunciaram ainda que o mesmo procedimento foi feito com "dois grupos terroristas armados” no sector de Sokolo, na mesma data, e com outros sete "terroristas” em Kolongo, Niaro e Pogo, também no Centro do país.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginVários milhares de pessoas manifestaram-se, esta segunda-feira, em Goma, no Leste da República Democrática do Congo (RDC), contra a “passividade” da força da África Oriental destacada na região perante os ataques dos rebeldes do M23, paralisando a cidade.
O empresário e antigo político espanhol Josep Piqué declarou, segunda-feira, que a expansão da influência chinesa e russa na América Latina é preocupante e as lideranças ocidentais devem contribuir para manter os valores democráticos nestes países.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discutiu, segunda-feira, com as altas autoridades militares e dos serviços de informação possíveis novas ofensivas russas, havendo indicações de que não serão generalizadas.
A direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) teve uma reunião com os representantes da ANCAF (Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol), esta terça-feira, para abordar a criação da futura liga de clubes, pressuposto que passa pela alteração da actual Lei de Base dos Desportos.
Em alusão ao 106º aniversário da morte de Mandume-ya-Ndemufayo que se assinalou a 6 de Fevereiro, o Arquivo Nacional de Angola (ANA), realiza no dia 8 do corrente mês, no auditório Uanhenga Xitu, uma palestra, pelas 10:00 horas, com o prelector, Professor Doutor Tiago Cuango.
Depois do lançamento da primeira campanha de cirurgias gratuitas de deformidades do lábio e fenda do palato realizado pelo hospital Josina Machel em Setembro de 2022, que culminou com cirurgias de 153 crianças vindas de vários pontos do País, a Província do Bié, acolhe de 6 à 14 de Fevereiro de 2023 no Hospital Dr. Walter Strangway, a segunda fase da campanha de cirurgias do lábio leporino.
O empresário e antigo político espanhol Josep Piqué declarou, segunda-feira, que a expansão da influência chinesa e russa na América Latina é preocupante e as lideranças ocidentais devem contribuir para manter os valores democráticos nestes países.