O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, destacou hoje a resiliência dos 500 anos de história do arquipélago e pediu aos cabo-verdianos para valorizarem o país e acreditar no futuro, apesar da actual crise.
O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou segunda-feira que as forças russas continuem a ofensiva no leste da Ucrânia, um dia após a tomada de Lysychansk, quando Kiev estimou a reconstrução do país em 750 mil milhões de dólares.
O Exército do Burkina Faso anunciou, ontem, que matou pelo menos 50 “terroristas" na segunda-feira, em resposta a uma emboscada no Nordeste e uma operação no Sudoeste, informou a Lusa.
Segundo um comunicado de imprensa do Estado-Maior," a unidade Garsi, Grupo de Vigilância e Intervenção de Acção Rápida, de Barani reagiu a uma emboscada armada de várias dezenas de indivíduos a poucos quilómetros da localidade de Barakuy", na região de Boucle du Mouhoun (Noroeste).
"A unidade, que rapidamente assumiu o controlo, capturou os atacantes, neutralizando 40 terroristas, recuperou equipamentos de combate, depois de buscas após o ataque com apoio de meios aéreos", diz a nota.
Ainda na segunda-feira, "uma unidade do 22.º Regimento de Infantaria de Comando de Gaoua realizou uma ofensiva na saída de Djigoué (província de Poni, região Sudoeste)", segundo o corpo técnico.
"A acção, realizada em coordenação com os Voluntários para a Defesa da Pátria, Auxiliares do Exército (VDP) na zona, permitiu neutra-lizar 10 terroristas e recuperar as suas armas", detalha o comunicado de imprensa. Esta região do Sudoeste faz fronteira com a Costa do Marfim e Ghana.
O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Coronel David Kabré, felicitou as tropas que desferiram um duro golpe nos grupos terroristas que actuam nestas zonas. O Burkina Faso é alvo de ataques terroristas desde 2015, perpetrados por movimentos armados, alguns dos quais afiliados à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico, que deixaram mais de 2.000 mortos e 1,8 milhão de deslocados.
O novo homem forte do país, o tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba, que derrubou o Presidente eleito do país, Roch Marc Christian Kaboré, em 24 de Janeiro, é acusado de ser ineficaz perante a recrudescimento das acções de grupos armados.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm tiroteio num desfile do Dia da Independência dos Estados Unidos da América, assinalado segunda-feira, em Highland Park, subúrbio da cidade de Chicago, Illinois, provocou, pelo menos, seis mortos e 24 feridos, noticiou o jornal Chicago Tribune.
A senadora republicana e um dos membros do Comité da Câmara de Representantes que está a investigar o ataque ao Capitólio dos EUA, Liz Cheney, admitiu, no domingo, que, apesar do âmbito do painel não ser jurídico, este pode indicar várias acusações a ser avaliadas pelo ramo da Justiça norte-americana, contra o antigo Presidente Donald Trump.
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiu, domingo, levantar as sanções comerciais e financeiras que afectavam o Mali desde Janeiro, após ter sido validada uma nova proposta de transição da Junta Militar.
Os Estados Unidos da América continuam a apoiar os esforços de Angola para eliminar a corrupção e imputar responsabilidades àqueles que desviaram os recursos do país e, desse modo, aumentar a transparência e o nível de responsabilização.
O período para o suprimento de insuficiências, irregularidades e deficiências detectadas pelo Tribunal Constitucional nos processos de candidaturas dos partidos e coligação de partidos políticos às Eleições Gerais de 24 de Agosto, encerra hoje.
O ministro dos Transportes definiu, ontem, em Moçâmedes, o actual estágio de evolução do sector pela concretização das reformas alinhadas às melhores práticas internacionais, assentes em mudanças profundas no domínio da produtividade e nos planos de desenvolvimento 2018-2038.
Os preços de referência dos principais produtos da cesta básica baixaram em 36 por cento face a Novembro do ano passado, na semana entre 20 e 26 de Junho, sob a influência da activação da Reserva Estratégica Alimentar (REA).
Com o objectivo de divulgar a trajectória do primeiro Presidente de Angola, a exposição sobre a vida e obra de Agostinho Neto encerrou domingo, numa demonstração de que a iniciativa ajudou a fortalecer o patriotismo.
O realizador angolano Levis Albano avançou, este domingo, em Luanda, que pretende apresentar a pré-estreia do filme “Mutu Mbi” em todos os países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).