Política

Executivo reitera compromisso com o bem-estar da juventude

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, reiterou, domingo, em Saurimo, o compromisso do Executivo de continuar a conceber e materializar políticas que promovam o bem-estar da juventude, especialmente nas áreas da Saúde, Educação, Habitação e Empreendedorismo.

15/04/2024  Última atualização 07H04
Rui Falcão incentivou os jovens a serem partícipes activos nas iniciativas do Governo © Fotografia por: Edições Novembro

Ao discursar no acto central alusivo ao Dia da Juventude Angolana, decorrido no Cine Chicapa, centro da cidade de Saurimo, o governante exaltou os feitos dos jovens angolanos, principais promotores de transformações sociais para o crescimento, consolidação e desenvolvimento do país.

Rui Falcão apontou como desafios actuais a necessidade de incutir o sentimento humano, patriotismo, solidariedade, e respeito pelos órgãos de soberania, símbolos nacionais, preservação da Paz, unidade nacional e a justiça social.

O ministro defendeu, por outro lado, a necessidade de se fortalecer o ambiente de integração, onde as competências e habilidades dos jovens sejam demonstradas por meio de acções concretas que reforcem o sentimento de orgulho pátrio, de autodeterminação e defesa do país.

Os jovens angolanos atravessam inúmeras dificuldades relacionadas à sua efectiva inserção nos vários domínios da vida social, reconheceu Rui Falcão, referindo que isso acontece devido à actual situação  económica e social do país. Mas o ministro admitiu que, pelo histórico do país, "a juventude foi sempre e deve continuar a ser um exemplo de resiliência, para manter acesa a chama da esperança e confiança num futuro melhor".

Rui Falcão incentivou os jovens a serem partícipes activos das iniciativas do Executivo, através de acções concretas que concorram para a sua própria afirmação. Garantiu que o Ministério da Juventude e Desportos e outros departamentos trabalham em projectos de formação sobre criação, gestão de negócio e empreendedorismo, Defesa Nacional e Segurança Pública, Cooperativismo Juvenil e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos. O ministro sublinhou que os projectos são contínuos e estão, igualmente, ligados à Educação e Inclusão Financeira, Educação da Mente, Orientação Vocacional e Económica, bem como Educação em Cidadania Fiscal.

Estes, referiu, estão integrados no Plano Estratégico de Desenvolvimento Integral da Juventude, um documento orientador para a materialização prática das políticas de Estado para a Juventude.

Rui Falcão exortou os jovens a cultivarem o diálogo profundo, aberto e inclusivo, respeitando as diferenças de ideias e opiniões para, em conjunto, contribuirem para a resolução dos seus problemas.

 
Jovens devem ser agentes de mudança

O presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) reconheceu o protagonismo dos jovens enquanto estudantes, trabalhadores, artistas e empreendedores, mas defendeu que cada um deles deve ser um agente de mudança e promotor de desenvolvimento do país.

Isaías Kalunga reconheceu que os desafios são vários, em relação à pobreza e à falta de emprego. Referiu que o CNJ, enquanto representante dos jovens, vai continuar a defender os seus interesses para garantir que tenham chances de alcançar o seu pleno potencial.

O governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, começou por agradecer pela escolha da província para acolher o acto central do Dia da Juventude Angolana. Defendeu o reforço da aposta nos jovens, para despertar o espírito empreendedor e serem mais interventivos no processo de desenvolvimento económico, social e político do país.

"Angola precisa de jovens saudáveis, preparados e com nível de conhecimento capaz de ajudar no crescimento e transformação do país”, disse.

Apesar da crescente taxa de desemprego, dificuldades de inserção no mercado de trabalho, acesso à educação, habitação condigna, Daniel Neto garantiu que o Governo continua empenhado no combate ao desemprego, no fomento à habitação social, expansão da rede escolar e hospitais, promoção da formação média, superior e técnico-profissional para os jovens.


MPLA reconhece jovens como força activa para o desenvolvimento

O MPLA reconheceu, ontem, os jovens angolanos, residentes no país e na diáspora, como um activo fundamental para o desenvolvimento do país.

Numa declaração por ocasião do Dia da Juventude Angolana, assinalado ontem, o Bureau Político do MPLA reconhece que a celebração da efeméride é marcada por um quadro desafiante, pelo que reafirma a sua plena disposição e disponibilidade para, com as instâncias de direito, trabalhar no sentido de continuar a dar resposta às  prioridades dos jovens, através da implementação de programas e instrumentos de apoio à materialização dos seus objectivos.

"O MPLA assume-se como defensor de todos os grupos de pessoas que integram a sociedade angolana, com realce para os jovens, que é o segmento social que vai continuar a valorizar e a promover a sua inclusão na vida económica e social através de acções que facilitem o emprego e o auto-emprego, na perspectiva de melhorar a sua qualidade de vida, independentemente da filiação partidária, escolhas e convicções", acrescenta a nota.

O MPLA, lê-se no documento, exorta os jovens angolanos a optarem pela contínua elevação dos níveis de escolaridade, visando adquirir conhecimentos e competências que os levem a alcançar melhores resultados nas acções a que se propuserem, com realce para a inserção no mercado de trabalho, cujos níveis de competitividade são cada vez mais exigentes.

 
Apelo da JMPLA

Por ocasião da efeméride, o Secretariado da JMPLA encoraja todos os jovens angolanos, residentes em Angola e no exterior, a cumprirem com os seus deveres de cidadania, a dedicarem-se aos estudos, por via da formação académica e técnico-profissional, enquanto pressupostos fundamentais para a sua participação activa no processo de desenvolvimento sustentável do país.

Na mensagem, o Secretariado Nacional do braço juvenil do MPLA reconhece os caminhos que vêm sendo trilhados para a efectiva materialização da política do Estado para a juventude e encoraja, por isso, o Executivo, sob liderança do Presidente da República, João Lourenço, a prosseguir e a intensificar a dinâmica de melhorar as condições de vida deste importante e vital segmento da sociedade.

A JMPLA apela ao espírito patriótico e à união da juventude angolana para enfrentar os desafios do seu tempo, por via da promoção de acções concretas, tais como o empreendedorismo, enquanto motor impulsionador de transformações sociais positivas conducentes à criação de empregos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política