Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guiché Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano de 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
Um plano de desenvolvimento industrial, elaborado pelo Ministério da Indústria e Comércio, vai ao Conselho de Ministros, em breve, para apreciação e aprovação.
A informação foi avançada pelo ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, à margem da 17.ª Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana sobre a Industrialização e Diversificação Económica, realizada recentemente, em Niamey, no Níger.
"Trata-se de um plano que queremos levar à aprovação do Conselho de Ministros, brevemente, e que ele seja executado no próximo quinquénio”, explicou.
Victor Fernandes disse também que "esse plano preconiza, essencialmente, a criação e infra-estruturação dos parques de desenvolvimento industrial, quer os rurais, quer aqueles que se dedicam à actividade industrial, nomeadamente o Pólo Industrial da Catumbela e Pólo Industrial de Viana, mas com um enfoque na agricultura”.
Industrialização
Sobre o tema da cimeira, o ministro entende que o desenvolvimento do continente passa pela industrialização, tendo em conta que é através da indústria que se consegue criar postos de trabalho para os jovens.
"África, neste momento, enfrenta o dilema de ser das zonas mais potencialmente ricas, mas que vende, essencialmente, matérias-primas para fora. O objectivo é criar condições para que, ao invés de vendermos matéria-prima, vendamos produtos com valor acrescentado. E esses produtos são os industrializados”, referiu.
A cimeira analisou o Relatório da Reunião conjunta dos ministros da Indústria e da Economia e definiu que cinco por cento do Produto Interno Bruto de cada país seja canalizado para a industrialização.
"Estamos em crer que se atingirmos essa meta, em conjunto, teremos condições para o futuro do desenvolvimento do nosso continente”, frisou.
Factor determinante
Segundo o ministro Victor Fernandes, a cimeira analisou igualmente a aceleração da implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana, como um factor determinante para a industrialização.
"Só se comercializa o que estiver produzido e quem produzirá é a indústria, seguramente”, reforçou.
Victor Fernandes deu a conhecer, que o Banco Africano de Desenvolvimento vai apoiar projectos de desenvolvimento industrial.
"Tivemos a feliz notícia de que o BDA fez uma boa colheita de potenciais financiadores. Estamos a falar na ordem dos triliões de dólares, o que significa que haverá, em princípio, disponibilidade financeira para apoiar os projectos de desenvolvimento industrial dos países”, concluiu.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Governo da Lunda-Norte procedeu, recentemente, no Dundo, província da Lunda-Norte, na fazenda agro-pecuária da Cacanda, ao lançamento do Programa de Fomento Pecuário de Suínos, que vai abranger um total de 500 famílias (313 homens e 187 mulheres) para a reprodução animal nos dez municípios.
Os primeiros testes com fluidos (crude) para aferir a eficiência produtiva da Refinaria de Cabinda iniciam em meados de Dezembro deste ano, altura em que se prevê a conclusão da primeira fase do projecto, iniciado em 2021, informou o director-geral da GEMCORP Angola, responsável pela execução da obra.
Angola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
Um cidadão de 33 anos de idade, que se fazia passar por efectivo do Serviço de Investigação Criminal (SIC), para difamar e caluniar, com falsas declarações os agentes, vai ser apresentado a público, esta segunda-feira, em Luanda.
Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guiché Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano de 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
O director-geral do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) anunciou, domingo, em Luanda, que a actividade clandestina, prestada por intermediários, que aliciam cidadãos com a garantia de atendimento mais célere à porta das unidades dos postos da instituição, têm os dias contados.