O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
O Executivo aprovou, na manhã desta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um diploma que suspende, por três anos, a exportação de madeira bruta no país, para promover a exploração sustentável dos recursos florestais, proteger o ambiente e garantir a reflorestação.
O Executivo promete entregar, até 15 de Dezembro próximo, à Assembleia Nacional a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico de 2023, decorrendo nesta altura trabalhos técnicos para a elaboração do documento, em articulação com os órgãos do sistema orçamental.
O Ministério das Finanças, através de uma nota divulgada, Sexta-feira, em Luanda, refere que este ano, a título excecional, a Assembleia Nacional deverá votar a Proposta do OGE 2023, até 15 de Fevereiro do próximo ano.
Para a realização das despesas, nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2023, o Executivo vai reconduzir o orçamento em vigor, aplicando-se as regras duodecimos, sobre a gestão orçamental durante o período de recondução automática.
O economista Afonso Malake considerou "normal” o atraso na entrega da proposta do OGE para 2023, devido ao facto de o país ter realizado vários eventos no decurso deste ano.
"Sendo que em 2022 tivemos vários eventos que condicionaram, inclusive, a funcionalidade normal do Executivo, creio que é provável que aconteça algum atraso na aprovação do OGE”, reconheceu o economista, salientando que, ainda assim, é necessário que os prazos fixados por lei sejam cumpridos, tendo em conta as necessidades do país.
Afonso Malake, ao considerar o OGE como instrumento de grande utilidade para a funcionalidade do país, esclareceu ser também uma previsão financeira daquilo que seriam as despesas do Estado para o ano seguinte.
"É importante que o documento cumpra com todas as etapas, para que tenhamos um orçamento mais realista”, advertiu o economista, apelando para a necessidade do cumprimento dos ajustes orçamentais, operações de crédito, disciplina e estabilidade orçamental, disposições que devem ser seguidas até à aprovação final do orçamento.
Sublinhou que o actual orçamento, tal como todos os outros que já foram aprovados, tem uma vertente macroeconómica, acrescentando que para a projecção do mesmo é necessário ter em atenção os limites das despesas orçamentais, a definição dos limites de despesas plurianuais e o quadro de despesas de médio prazo.
Outro economista Mário Bernardo referiu que as reformas em curso visam garantir melhor transparência na gestão das finanças públicas: "O Executivo, a seu tempo, vai, por via da Assembleia Nacional, aprovar o OGE para 2023, com base nos desafios e compromissos do país”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA forma e a operacionalização da Conferência Internacional das Regiões dos Grandes Lagos (CIRGL) foram analisadas, hoje, em Luanda, durante um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o secretário executivo desta instituição regional, embaixador João Samuel Caholo.
Com o objectivo de analisar assuntos ligados com a preparação da 43ª Cimeira Ordinária da SADC, a decorrer em Agosto próximo em Luanda, a embaixadora de Angola no Botswana, Beatriz Morais, manteve um encontro com o secretário executivo-adjunto da organização regional para os Assuntos Corporativos.
O Grupo da CPLP na Etiópia elogiou hoje, quinta-feira, o Governo angolano pelos esforços a nível da União Africana (UA) que visam aumentar a consciencialização e mobilizar apoio à reconciliação como uma ferramenta vital para se alcançar uma paz duradoura no continente.
O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
A segunda obra literária de Higino Carneiro, intitulada “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola” vai ser lançada no dia 10 do mês em curso, em Luanda.
Um tribunal camaronês condenou, esta quinta-feira, o ex-ministro da Defesa, Edgar Alain Mebe Ngo'o, a 30 anos de prisão pelo desvio de cerca de 25 mil milhões de francos CFA (cerca de 38,1 milhões de euros).
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).